Esse relato de experiência foi embasado nos princípios da formação reflexiva que ressalta que a educação não é um ato isolado, mas sim um processo de interação entre sujeitos. A experiência como preceptor na Residência Pedagógica em Educação Física revela-se como um incentivo de transformações pessoais e profissionais. Ao se deparar com as inquietações e aspirações dos residentes, o preceptor se vê instigado a repensar suas próprias práticas, promovendo um ciclo contínuo de aprendizado e evolução e uma busca por formação continuada. Utilizamos uma abordagem reflexiva, combinando análise de casos, discussões em grupo e acompanhamento individualizado dos residentes. Priorizamos o diálogo aberto e a troca de experiências para promover o desenvolvimento profissional mútuo. A experiência como preceptor na residência pedagógica em Educação Física não apenas contribui para a formação de novos profissionais, mas também promove uma educação de qualidade e inclusiva. E percebemos um impacto positivo em nossa própria formação, reforçando nosso compromisso com a excelência no ensino. Nesse sentido, alinha-se perfeitamente com os objetivos do COPED de valorização do ensino e da formação docente.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)