O presente artigo tem por objetivo analisar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Para tal assumiu objetivo investigar como as TDICs estão organizadas para contribuírem no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil? A metodologia considerou revisão de literatura com análise de conteúdo. Os resultados levaram a três categorias: As tecnologias e a educação, com considerações sobre ensinar e aprender no século XXI; TDICs na Educação Infantil, com contribuições dessas a luz da Teoria Histórico-Cultural; Prática pedagógica e as TDICs, que discute as suas implementações. Concluímos que a docência é uma atividade profissional que se dá em um espaço institucionalizado socialmente para o exercício das práticas pedagógicas, no entanto, evolução das tecnologias demandaram da escola e dos professores novas leituras, assim como o aprendizado de novos procedimentos e práticas pedagógicas
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)