IMPACTO DA ABORDAGEM DO LIVRO 'PESQUISA SOCIAL: TEORIA, MÉTODO E CRIATIVIDADE' NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Rosângela Pereira de Souza
  • Co-autores
  • Hélen Fernandes Santos
  • Resumo
  •  

    O presente resumo visa relatar a experiência dos Mestrandos em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes durante um seminário centrado nas discussões do livro Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade, e como essas discussões foram aplicadas na reestruturação e reelaboração dos projetos de pesquisa. O estudo destaca as valiosas contribuições do capítulo II deste livro, enfatizando como essas ideias foram aplicadas e aprimoradas na construção e refinamento dos projetos de pesquisa dos mestrandos. O relato procura oferecer uma perspectiva detalhada e ponderada sobre a experiência dos Mestrandos em Educação da Unimontes durante o seminário voltado para as discussões do livro "Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade". Ao analisar como essas discussões foram integradas na concepção de seus projetos de pesquisa, o resumo enfatiza a significativa contribuição do seminário para o aprimoramento tanto acadêmico quanto profissional dos mestrandos, além de impulsionar o progresso do conhecimento na esfera educacional. A fundamentação teórica do estudo baseia-se nos princípios delineados por Minayo (2002) em "Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade", destacando a importância do projeto de pesquisa e seus elementos. Essa abordagem enfatiza a necessidade de uma estruturação sólida e abrangente para orientar a investigação. Assim, o relato busca garantir uma base teórica consistente e embasada para a elaboração e condução do projeto de pesquisa no contexto do Mestrado em Educação. A experiência aprofundou nossa compreensão da pesquisa social e desenvolveu habilidades fundamentais para projetos de pesquisa. Além disso, os seminários proporcionaram um ambiente de aprendizagem colaborativo, fortalecendo habilidades e impulsionando o avanço do conhecimento educacional.

     

  • Palavras-chave
  • Projeto de Pesquisa. Seminário temático. Pesquisa Social. Mestrado em Educação
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)