APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS POR MEIO DE UTOPIAS EM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

  • Autor
  • Rayssa Cristina Ribeiro Mascarenha
  • Co-autores
  • Antonio Alves Cavalcante Junior , André Lemos Albuquerque de Castro , Sueli Marques dos Santos Souza , Maraica Gomes dos Santos
  • Resumo
  • Resumo Simples

    O presente estudo nasceu da necessidade de tornar o ensino de língua portuguesa mais interessante para os alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon, em Araguaína-TO. Objetivamos seguir o currículo nacional e do estado, focando nas práticas da linguagem em diferentes áreas da vida. Nosso interesse focaliza-se em trabalhar com o gênero notícia buscando analisar os conceitos em uma perspectiva dialógica, possibilitando assim a construção de saberes um mundo de interação, engajando os alunos nas aulas. A base epistemológica que fundamenta esta pesquisa constitui-se de autores como Bakhtin (1997),Oliveira. MG (2014) e Ausubel (2003). Por meio da realização de debates, leituras, análises de notícias e produção de textos individuais e em grupo, pretendemos avaliar o impacto desta ação pedagógica no engajamento, expressão criativa e na manifestação do pensamento crítico.
    As atividades serão colaborativas a fim de oferecer espaços para os alunos expressarem livremente suas ideias e opiniões, possibilitando fazer conexões significativas entre novas informações e o conhecimento existente dos alunos, enfocando a importância das conexões entre o conhecimento prévio dos alunos e os novos conceitos apresentados. Considera-se que conceitos de ensino baseados em projetos promovem a construção do conhecimento de forma contextualizada e interdisciplinar. A presente investigação caracteriza-se como uma Pesquisa-Ação de abordagem qualitativa, pois permite um estudo aprofundado do tema em questão, por envolver uma ação participativa e colaborativa entre pesquisadores e participantes, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos aplicáveis na prática (THIOLLENT, 2000; TRIPP, 2005).  Esperamos oferecer com esta produção uma análise acerca do fazer pedagógico alinhado com a perspectiva de educação para a transformação social. Além disso, buscaremos apontar caminhos por meio das práticas pedagógicas que busque promover maior engajamento e envolvimento dos alunos na sala de aula, qualidade na produção autoral de textos, bem como a capacidade de realizar análises críticas e reflexivas sobre questões sociais e ambientais. É, portanto, importante que o significado social desta experiência resida na formação de cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de compreender e mudar a realidade que os rodeia.

     

     

  • Palavras-chave
  • Gênero Notícia, Aprendizagem Significativa., Utopia.
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  • Saberes e Práticas Educativas
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

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Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

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Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)