A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica tem ganhado destaque como uma área de pesquisa, contudo a educação de nível superior ainda apresenta uma lacuna. E, se o objetivo é a integração dessas pessoas na sociedade, no mercado de trabalho e em todos os espaços que lhes forem de interesse, é crucial expandir esse debate. Este projeto de pesquisa propõe-se, portanto, a investigar os diversos aspectos que afetam a inclusão de acadêmicos com TEA na Unimontes, objetivando analisar as políticas e práticas que visam promover uma educação superior mais acessível e inclusiva. Como metodologia, será utilizada inicialmente a abordagem através do método dialético, por ter uma visão dinâmica e sistêmica do problema, contrapondo realidades, baseando-se no contexto da Universidade Estadual de Montes Claros e seus cursos de licenciatura, e a relação entre os indivíduos e o ambiente acadêmico. Para a coleta de dados, será realizada uma pesquisa documental e biográfica. Em etapa posterior, pretende-se utilizar uma abordagem mista, valendo-se da aplicação de questionários aos alunos, coleta de dados e análises estatísticas, para dar embasamento ao aporte teórico. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, este trabalho ainda não apresenta dados conclusivos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)