Resumo Simples
O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que investiga as influências do currículo educacional no cotidiano escolar e seus reflexos na formação do sujeito, a partir das percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O currículo é entendido como um conjunto de experiências educativas vivenciadas pelos professores e estudantes, a partir das concepções de Silva (2001). A pesquisa em curso é de cunho qualitativo, do tipo Estado do Conhecimento como afirma Lopes (2020), subsidiado em Giroux (1986) que aponta a dimensão política do currículo, enfatizando a importância de uma abordagem crítica que considera as relações de poder, a justiça social e a participação dos estudantes na construção do conhecimento. Em Arroyo (2013) o currículo é um elemento que influencia a identidade do professor, sua autonomia e a dos estudantes enquanto construtores de saber. Dissertação organizada no formato multipaper será composta por 3 artigos. Em um destes apresentamos dados parciais, que busca investigar o Estado do Conhecimento das produções acadêmicas brasileiras sobre o currículo dos anos iniciais. Para a coleta de dados utilizou-se os anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED, ocorridos no período de 2017 à 2023. Do total de 2669 trabalhos publicados nos diversos Eixos Temáticos, apenas 196 se referem ao Eixo Temático Currículo e desses, somente 38 dizem respeito aos anos iniciais. A baixa representação indica a necessidade de produção de conhecimento acerca do currículo e do papel deste na formação dos estudantes, dado ao fato de se tratar da fase escolar inicial, primordial para o desenvolvimento educacional das crianças.
Referências
ANPED. Anais da 38ª Reunião anual: Democracia em Risco – a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. São Luís, MA, 2017.
ARROYO, Miguel. Currículo, teoria em disputa. São Paulo: Vozes, 2013.
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação para além das teorias de reprodução. Tradução de Ângela Maria Borges Biaggio. Petrópolis: Vozes, 1986.
LOPES, Lailson dos Reis Pereira. Estado do conhecimento da abordagem dada às disciplinas dos ramos de Análise Matemática, Álgebra e Geometria nos cursos de licenciatura em Matemática (2001-2019). 172 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática)-PUC de São Paulo, São Paulo, 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)