O CURRÍCULO DOS ANOS INICIAIS: REVELAÇÕES DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPED 2017-2023

  • Autor
  • Idalina Gonçalves Magalhães
  • Co-autores
  • Lailson dos Reis Pereira Lopes
  • Resumo
  •  

    Resumo Simples

     

    O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que investiga as influências do currículo educacional no cotidiano escolar e seus reflexos na formação do sujeito, a partir das percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O currículo é entendido como um conjunto de experiências educativas vivenciadas pelos professores e estudantes, a partir das concepções de Silva  (2001). A pesquisa em curso é de cunho qualitativo, do tipo Estado do Conhecimento como afirma Lopes (2020), subsidiado em Giroux (1986) que aponta a dimensão política do currículo, enfatizando a importância de uma abordagem crítica que considera as relações de poder, a justiça social e a participação dos estudantes na construção do conhecimento. Em Arroyo (2013) o currículo é um elemento que influencia a identidade do professor, sua autonomia e a dos estudantes enquanto construtores de saber. Dissertação organizada no formato multipaper será composta por 3 artigos. Em um destes apresentamos dados parciais, que busca investigar o Estado do Conhecimento das produções acadêmicas brasileiras sobre o currículo dos anos iniciais. Para a coleta de dados utilizou-se os anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED, ocorridos no período de 2017 à 2023. Do total de 2669 trabalhos publicados nos diversos Eixos Temáticos, apenas 196 se referem ao Eixo Temático Currículo e desses, somente 38 dizem respeito aos anos iniciais. A baixa representação  indica a necessidade de produção de conhecimento acerca do currículo e do papel deste na formação dos estudantes, dado ao fato de se tratar da fase escolar inicial, primordial para o desenvolvimento educacional das crianças.

     

    Referências

     

    ANPED. Anais da 38ª Reunião anual: Democracia em Risco – a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. São Luís, MA, 2017.

    ARROYO, Miguel. Currículo, teoria em disputa. São Paulo: Vozes, 2013.

    GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação para além das teorias de reprodução. Tradução de Ângela Maria Borges Biaggio. Petrópolis: Vozes, 1986.

    LOPES, Lailson dos Reis Pereira. Estado do conhecimento da abordagem dada às disciplinas dos ramos de Análise Matemática, Álgebra e Geometria nos cursos de licenciatura em Matemática (2001-2019). 172 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática)-PUC de São Paulo, São Paulo, 2020.

    SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Currículo Educacional. Democratização do Ensino. Anos Iniciais.
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