RELATO SOBRE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO TRABALHO COM A SURDEZ E SUA INTERSECÇÃO COM A PRÁTICA DE PROFESSORES E TILSP

  • Autor
  • Thaiana Ferreira dos Santos
  • Co-autores
  • Mileide Santos Leite , Luana Isabel Gonçalves de Lima , Raimirys Costa Rocha , Leni Aparecida Rabelo da Silva Mendes
  • Resumo
  •  Neste relato de experiência apresentamos intersecções do processo de alfabetização, letramento e outras linguagens com uma pesquisa de intervenção desenvolvida num mestrado profissional entre 2022 e 2023. A problemática   está relacionada as propostas pedagógicas voltadas ao campo da surdez no contexto das escolas regulares. Com base na pesquisa- ação de Thiollent (2009), teve como objetivo apresentar propostas pedagógicas voltadas para estudantes surdos, sob o ponto de vista do professor, Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais e Portuguesa (TILSP) e estudantes surdos, de modo a contribuir com o enriquecimento curricular, a fim de favorecer sua aprendizagem e participação. O trabalho desencadeou um produto intitulado uma videoteca (in) formativa que destaca as práticas profissionais com os estudantes surdos favorecendo o aprendizado no processo de alfabetização e letramento

  • Palavras-chave
  • Alfabetização e letramento, Surdo, Propostas Pedagógicas, Professor, TILSP.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)