Neste relato de experiência apresentamos intersecções do processo de alfabetização, letramento e outras linguagens com uma pesquisa de intervenção desenvolvida num mestrado profissional entre 2022 e 2023. A problemática está relacionada as propostas pedagógicas voltadas ao campo da surdez no contexto das escolas regulares. Com base na pesquisa- ação de Thiollent (2009), teve como objetivo apresentar propostas pedagógicas voltadas para estudantes surdos, sob o ponto de vista do professor, Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais e Portuguesa (TILSP) e estudantes surdos, de modo a contribuir com o enriquecimento curricular, a fim de favorecer sua aprendizagem e participação. O trabalho desencadeou um produto intitulado uma videoteca (in) formativa que destaca as práticas profissionais com os estudantes surdos favorecendo o aprendizado no processo de alfabetização e letramento
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)