Os debates acerca da escolarização não são algo recente. Este trabalho se volta à compreensão dos processos que fizeram parte do fenômeno conhecido como institucionalização da escolarização com o intuito de entender como eles foram fomentados e produzidos. Objetiva-se compreender como a cidade de Muriaé/MG se insere neste contexto e quais fatores influenciaram a criação/extinção/expansão da escolarização primária no período de 1855 a 1905. Para consecução dos resultados, foi realizada a análise documental e jornais, presentes no Arquivo Público Municipal de Muriaé, dos Decretos e Leis de Minas Gerais. O material foi analisado sob uma perspectiva qualitativa e histórica considerando a temporalidade e as relações sociais, políticas e econômicas envolvidas na temática. Conclui-se que a priorização da educação pública por parte de certos líderes políticos influenciou o seu crescimento, mas obstáculos persistentes, como a instabilidade política e as restrições orçamentárias não podem ser desconsideradas no contexto em estudo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)