POR UMA PERSPECTIVA DISCURSIVO-CRÍTICA DO ENSINO DA LEITURA DE MEMES NA ESCOLA

  • Autor
  • Emanuel Teixeira da Silva
  • Co-autores
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno , Maria Clara Gonçalves Ramos , Vera Lúcia Viana de Paes , Maria Gabriela de Souza , Larissa Santos Silvestre
  • Resumo
  •  

    Neste estudo, recorte do projeto de iniciação científica Multimodos no Gênero Meme no Instagram, edital PRP 6/2023 - Unimontes, com o fomento da Fapemig, objetivamos realizar uma leitura crítica deste gênero jocoso e irônico, subsidiada pelos pressupostos hallidayianos da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014) e da Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2006). Para tanto, o corpus, composto por 1 meme, publicado no suporte Instagram, no perfil público Usa Tranquilo, em 2023, é analisado qualitativamente, partindo da linguagem sociointeracional:  contexto de cultura e de situação do meme (com foco nas variáveis de registro campo, relação e modo), bem como da metafunção ideacional, com o propósito de evidenciar o modo como a transitividade atua na construção da representação da realidade social no meme selecionado. Soma-se a isso a Gramática do Design Visual (2006), com a análise das semioses visuais: significados representacionais (estruturas narrativas: processo de (re)ação) dos participantes encenados. Justifica-se pela necessidade de o aluno compreender criticamente o que se lê, no entendimento do mundo multissemiótico em que vive, com engajamento nas práticas sociais. Os resultados apontam que o professor deve se apoiar em práticas de multiletramentos para mediar a percepção do aluno quanto às intencionalidades discursivas presentes no meme, por uma leitura dinâmica e probabilística, pois, no contexto do gênero analisado, as empresas reconhecem, pelo uso de algoritmos, interesses e predileções do internauta, manipulando-o numa rede sistêmica. Esperamos que o discente perceba a realidade em que vive, tornando-se apto a julgar, avaliar e negar/aceitar serviços, na visualização das armadilhas sustentadas pelo controle de dados na internet.

     

  • Palavras-chave
  • Multiletramentos, Meme, Leitura Crítica
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)