A Educação Física dispõe de uma vasta gama de possibilidades no que concerne à educação corporal e exploração da corporeidade como instrumento de conhecimento, expressão e criatividade humana. O presente trabalho ambiciona refletir sobre as atividades circenses como objeto de ensino da educação física escolar, contribuindo assim na promoção da cultura corporal de movimento, destacando os saberes pedagógicos produzidos a partir das práticas corporais circenses. Assim, adotamos como base epistemológica desta investigação os estudos Simões, Gomes e Oliveira (2008); Caramês e Silva (2011); Zanotto (2013). A presente investigação caracteriza-se como uma Pesquisa-Ação de abordagem qualitativa. Será proposto na Escola Estadual Marechal Rondon, situada no município de Araguaína-TO, um plano de intervenção que consistirá em 10 aulas de caráter prático de introdução às atividades circenses para as turmas de 7° ano do ensino fundamental. Assim, buscaremos analisar como tais atividades contribuem para os saberes em educação física e na consolidação de uma cultura corporal, contando para tanto com a ação participativa dos pesquisadores e alunos. Pretendemos desta forma dinamizar as estratégias pedagógicas empregadas pelos docentes de educação física apontando a relevância dos saberes advindos da arte do circo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)