O MULTILETRAMENTO E A LEITURA DO GÊNERO CHARGE NA SALA DE AULA

  • Autor
  • Emanuel Teixeira da Silva
  • Co-autores
  • Maria Clara Gonçalves Ramos , Vera Lúcia Viana de Paes , Maria Gabriela de Souza , Marcus Vinícius Santos Almeida , Larissa Santos Silvestre
  • Resumo
  •  

    Na era das tecnologias digitais, despontou-se a interseção de múltiplas semioses nas interações sociais para (re) construção de sentidos das experiências por que as pessoas passam e com as quais boa parte delas convive. Neste trabalho, recorte do projeto de iniciação científica Construção de Sentidos no Gênero Charge no Período Pandêmico, desenvolvido na Unimontes, com fomento da Fapemig, objetivamos analisar a configuração de multissemioses linguísticas na denúncia de estratificações sociais no gênero charge em um cenário de pandemia de covid-19. Valendo-nos de uma pesquisa qualitativa, metodologicamente, o corpus é composto por 1 charge (2020), veiculada no Blog do AFTM, a partir da qual se satiriza a precarização da realidade social de pessoas que vivem à margem, como a falta de água potável, com vulnerabilidade socioeconômica. Para tanto, filiamo-nos à Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), na defesa de que a língua (re) cria significados, sobrelevando o nível extralinguístico (contextos de cultura e situação (variáveis de registro campo, relação e modo)) e a metafunção ideacional. Refina a análise a Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021), com destaque aos significados representacionais subjacentes ao sistema de transitividade imagético. Justifica-se pela necessidade de práticas de multiletramentos, no processo de ensino-aprendizagem, com a ressignificação da língua como construto social probabilístico. Os resultados indicam a importância de atividades de leitura crítica com gêneros multimodais, ideologicamente parciais no tratamento de chagas antropológicas, contra as quais pessoas desfavorecidas lutam e com as quais os alunos podem se identificar por se aproximar da realidade deles. Ratificamos a relevância da hibridização linguística no espaço escolar, na busca por emancipar e instigar a consciência dos discentes, podendo tornar a sociedade mais justa e equânime.  

     

  • Palavras-chave
  • Multimodalidade, Gênero Charge, Leitura Crítica
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)