O BRINCAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Pedro Antônio Lucas Barbosa
  • Co-autores
  • Patricia Graciele Fonseca Oliveira , Maria de Fátima da Silva , Wendy Pereira Meira , Monalisa Gonçalves Costa , maria amanda lopes silva
  • Resumo
  • O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores sobre os efeitos do brincar no desenvolvimento social e cultural na educação infantil. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, o brincar proporciona à criança a oportunidade de imitar o conhecido e construir o novo, sendo essencial para sua maturação como ser social. A pesquisa foi orientada pelo problema: o que pensam as professoras da Educação Infantil sobre os efeitos do brincar no desenvolvimento sociocultural das crianças. A metodologia foi qualitativa, por meio de formulário digital, com seis professores de três instituições municipais de Educação Infantil. Os resultados destacam a importância do brincar no processo educacional, apontando desafios como a falta de recursos adequados e a escassez de suportes oferecidos pela escola. Essas conclusões reforçam a necessidade de repensar as práticas educacionais para incluir tanto a alfabetização significativa quanto o brincar no currículo, investindo na formação dos professores para compreender melhor esses aspectos. 

  • Palavras-chave
  • Brincadeiras. Educação Infantil. Direitos da Criança.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)