O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores sobre os efeitos do brincar no desenvolvimento social e cultural na educação infantil. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, o brincar proporciona à criança a oportunidade de imitar o conhecido e construir o novo, sendo essencial para sua maturação como ser social. A pesquisa foi orientada pelo problema: o que pensam as professoras da Educação Infantil sobre os efeitos do brincar no desenvolvimento sociocultural das crianças. A metodologia foi qualitativa, por meio de formulário digital, com seis professores de três instituições municipais de Educação Infantil. Os resultados destacam a importância do brincar no processo educacional, apontando desafios como a falta de recursos adequados e a escassez de suportes oferecidos pela escola. Essas conclusões reforçam a necessidade de repensar as práticas educacionais para incluir tanto a alfabetização significativa quanto o brincar no currículo, investindo na formação dos professores para compreender melhor esses aspectos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)