DA PERIFERIA PARA A UNIVERSIDADE? UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO NO CURSINHO POPULAR DARCY RIBEIRO

  • Autor
  • Mônica Maria Teixeira Amorim
  • Co-autores
  • Emilly Thainá Gonçalves Rodrigues
  • Resumo
  • O Cursinho Popular (CP) Darcy Ribeiro é parte integrante da Rede EMANCIPA, um movimento social    de educação popular que promove um relevante trabalho de educação pré-universitária gratuita para ampliar o acesso de jovens e adultos de camadas populares ao ensino superior no Brasil. A Rede, que surgiu em 2007, se espraiou pelo país e conta atualmente com cursinhos nas cinco regiões brasileiras. O CP Darcy Ribeiro, por sua vez, foi instituído em Montes Claros-MG, no ano de 2013. O trabalho desenvolvido na Rede e no CP Darcy Ribeiro ancora-se na promoção da educação popular, pautada no diálogo, na horizontalidade, no respeito aos saberes do educando, no compromisso com a transformação social, tal qual defende o educador Paulo Freire (1985, 1988), referência importante para as ações dos CP da Rede Emancipa em todo o país. Contudo, mesmo com possibilidade de cursar o CP Darcy Ribeiro, um contingente significativo de estudantes que ingressa no cursinho, acaba evadindo. Por meio desta pesquisa objetivamos analisar o fenômeno da evasão neste CP com atenção ao perfil dos evadidos e aos  motivos para a evasão estudantil. Para cumprir tal propósito realizamos um estudo bibliográfico e documental e aplicamos questionários para os estudantes evadidos do ano de 2023. No que tange ao perfil dos alunos do CP Darcy Ribeiro  os dados corroboram os achados de Machado (2020) e Silveira (2022) já que revelam a predominância de mulheres, negros e negras, além de estudantes de áreas periféricas, majoritariamente oriundos de escolas públicas. Os resultados apontam, entre outras questões, que o fato de os sujeitos evadidos não contarem com condições de se dedicarem aos estudos figura entre os principais motivos da evasão.

  • Palavras-chave
  • Educação popular; Rede Emancipa; evasão estudantil.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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