Habilidades de Língua Portuguesa na Etapa Ensino Médio da BNCC: Em Foco Práticas de Linguagem e Objetos de Conhecimento nos Campos de Atuação Social

  • Autor
  • Larissa de Andrade de Godoy
  • Co-autores
  • Francieli Matzenbacher Pinton
  • Resumo
  • A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que objetiva promover um conjunto de aprendizagens essenciais para serem desenvolvidas ao longo dos três anos de Ensino Médio. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar as habilidades de Língua Portuguesa propostas no documento em termos de processos cognitivos, objetos de conhecimento e contextos de aprendizagem a fim de verificar que práticas de linguagem e objetos de conhecimento são contemplados no documento. O corpus é constituído de 28 habilidades, referente a “todos os campos de atuação social” e ao campo “jornalístico-midiático”, analisadas à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). “Todos os campos de atuação social” focaliza as práticas de leitura e de análise linguística/semiótica e mobiliza objetos como efeitos de sentido e variação linguística, ao passo que o campo “Jornalístico-midiático” enfatiza a prática de leitura e mobiliza especialmente objetos de conhecimento como curadoria de informação. 

  • Palavras-chave
  • BNCC - Ensino Médio, Habilidades, Práticas de Linguagem e Objetos de Conhecimento
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)