Resumo Simples
Opondo-se ao discurso de ineducabilidade de sujeitos com deficiência, o atual paradigma da inclusão tem provocado os sistemas escolares a rever suas estratégias, serviços e metodologias a fim de garantir uma educação para todos. Neste estudo objetivamos investigar a aplicabilidade e as limitações do DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem - no ensino de geografia na rede estadual de educação em Rio Maria-PA. Desta forma, buscaremos identificar as barreiras para o letramento geográfico enfrentadas por discentes, público da educação especial nos anos finais do ensino fundamental no município de Rio Maria-PA. Ademais, refletiremos como o conhecimento sobre o DUA na formação inicial e continuada de professores pode qualificar sua atuação no processo de ensino/aprendizado de saberes no campo da geografia na perspectiva inclusiva. Assim, adotamos como base epistemológica desta investigação os estudos de Zerbato (2018), Ferreira (2014) e Mendes (2009). Por sua vez, propõem-se como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo. Neste ínterim, pretendemos destacar as contribuições do DUA na elaboração de uma prática pedagógica acessível, participativa e inclusiva, contribuindo positivamente para o processo de escolarização de discentes com deficiência.
Referências
FERREIRA, Windyz B. ‘Pedagogia das Possibilidades’: é possível um currículo para a diversidade nas escolas brasileiras? Cadernos Cenpec| São Paulo Nova série, 2014.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre alunos “incluídos” ou “da inclusão”: Revista Integração 24, 12-17, 60-83, 2002.
ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)