DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: APLICABILIDADE E LIMITAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM RIO MARIA-PA.

  • Autor
  • Maraica Gomes dos Santos
  • Co-autores
  • Antonio Alves Cavalcante Junior , Rayssa Cristina Ribeiro Mascarenha , André Lemos Albuquerque de Castro , Sueli Marques dos Santos Souza
  • Resumo
  • Resumo Simples

    Opondo-se ao discurso de ineducabilidade de sujeitos com deficiência, o atual paradigma da inclusão tem provocado os sistemas escolares a rever suas estratégias, serviços e metodologias a fim de garantir uma educação para todos. Neste estudo objetivamos investigar a aplicabilidade e as limitações do DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem - no ensino de geografia na rede estadual de educação em Rio Maria-PA. Desta forma, buscaremos identificar as barreiras para o letramento geográfico enfrentadas por discentes, público da educação especial nos anos finais do ensino fundamental no município de Rio Maria-PA. Ademais, refletiremos como o conhecimento sobre o DUA na formação inicial e continuada de professores pode qualificar sua atuação no processo de ensino/aprendizado de saberes no campo da geografia na perspectiva inclusiva. Assim, adotamos como base epistemológica desta investigação os estudos de Zerbato (2018), Ferreira (2014) e Mendes (2009). Por sua vez, propõem-se como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo. Neste ínterim, pretendemos destacar as contribuições do DUA na elaboração de uma prática pedagógica acessível, participativa e inclusiva, contribuindo positivamente para o processo de escolarização de discentes com deficiência.   

     

    Referências

    FERREIRA, Windyz B. ‘Pedagogia das Possibilidades’: é possível um currículo para a diversidade nas escolas brasileiras? Cadernos Cenpec| São Paulo Nova série, 2014.

    MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre alunos “incluídos” ou “da inclusão”: Revista Integração 24, 12-17, 60-83, 2002.

     

    ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018

     
  • Palavras-chave
  • Educação Especial; DUA, Geografia
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