A presente pesquisa rastreou o nível de adicção em smartphones e internet entre os professores do Ensino Básico da Rede Municipal da cidade de Bocaiuva/MG, bem como verificou se os usos desses canais impactaram, de alguma forma, sua prática pedagógica. Esta investigação foi fundamental, não apenas por sua relevância para a saúde mental dos profissionais, mas também para entender a influência da adicção no processo ensino-aprendizagem. A adicção é um transtorno comportamental caracterizado pelo vício e vem preocupando devido aos prejuízos biopsicossociais, falta de gerenciamento do tempo, dentre outros. Autores como Brito (2021), Savci (2017) dentre outros apresentaram estudos com estudantes sobre o assunto, reconhecendo a importância vital deste tema na atualidade. Ao compreender os padrões de uso, os fatores de risco e as consequências da adicção em smartphones e internet entre os professores de Bocaiuva/MG, disponibilizou-se insights valiosos que podem vir a orientar a implementação de políticas e programas de intervenção adequados, visando promover um equilíbrio saudável quanto ao uso dessas tecnologias e o desempenho profissional dos educadores. Os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento, utilizando-se como instrumentos de coleta um questionário - transportado para o Google Forms - para identificar o perfil dos docentes, os testes SAS - Smartphone Addiction Scale e o IAT – Internet Addiction Test - que permitiram mensurar o nível de adicção em smartphone e internet dos professores da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Bocaiúva/MG. Os dados qualitativos foram submetidos à análise descritiva e a frequência das respostas relativas à concordância ou discordância dos professores, apresentados em escala. Para a associação entre as variáveis socioeducacionais e as referentes ao perfil de uso da internet, realizou-se o teste Qui. quadrado de Pearson ao nível de 5% de significância. Os dados do IAT foram estudados por meio da média, dispersão, assimetria e curtose e posteriormente, submetidos ao modelo multivariado. Após a distribuição do questionário, iniciou-se uma observação em horários de intervalos, Módulo II e encontros pedagógicos dos sujeitos, com a intenção de entender como utilizavam o celular com internet no seu dia a dia, redes sociais e whatsapp. Finalizou-se com entrevista nas 13 escolas do município, sendo ouvidos 2 professores de cada, com o objetivo de descobrir as perspectivas e pontos de vista dos respondentes acerca da tecnologia sob o foco pedagógico. Os resultados do questionário respondido por email, realizado via Google Forms, apontaram que os sujeitos da pesquisa são usuários medianos e possuem adicção em nível leve, possuindo controle sobre o uso do smartphone e da internet, não causando prejuízo laboral, físico e ou mental. Este estudo integra o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), no âmbito do Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação, através do Projeto Laboratório de Educação Digital - LED - que busca expandir a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação de TDICs na área da educação, sendo realizado entre os anos de 2022 a 2024.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)