O estudo justifica-se por uma demanda social e uma necessidade em analisar tais habilidades, de um campo de atuação, que visa a vida pessoal dos alunos do ensino médio, buscando identificar como esses funcionamentos estão sendo colocados no documento normativo da BNCC. Ainda, é importante pelo compromisso social e técnico-científico da escola, sobretudo do professor de língua portuguesa fomentar esse diálogo com outras áreas do conhecimento, “os campos de atuação orientam a seleção de gêneros, práticas, atividades e procedimentos em cada um deles” (BRASIL, 2018, p. 85). O objetivo geral é, investigar o funcionamento de recursos interpessoais, componentes da oração e estrutura temática que são evidenciados no campo de atuação “Vida Pessoal” com base nas metafunções da linguagem (ideacional, interpessoal e textual). Como objetivos específicos: (i) análise da natureza dos processos/verbos empregados nas habilidades; (ii) análise dos participantes que indicam os objetos de conhecimento e circunstâncias que indicam o contexto de aprendizagem.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)