As Metafunções no Campo da Vida Pessoal - BNCC do Ensino Médio

  • Autor
  • Larissa de Andrade de Godoy
  • Co-autores
  • Francieli Matzenbacher Pinton , Maria Clara Gonçalves Ramos
  • Resumo
  • O estudo justifica-se por uma demanda social e uma necessidade em analisar tais habilidades, de um campo de atuação, que visa a vida pessoal dos alunos do ensino médio, buscando identificar como esses funcionamentos estão sendo colocados no documento normativo da BNCC. Ainda, é importante pelo compromisso social e técnico-científico da escola, sobretudo do professor de língua portuguesa fomentar esse diálogo com outras áreas do conhecimento, “os campos de atuação orientam a seleção de gêneros, práticas, atividades e procedimentos em cada um deles” (BRASIL, 2018, p. 85). O objetivo geral é, investigar o funcionamento de recursos interpessoais, componentes da oração e estrutura temática que são evidenciados no campo de atuação “Vida Pessoal” com base nas metafunções da linguagem (ideacional, interpessoal e textual). Como objetivos específicos: (i) análise da natureza dos processos/verbos empregados nas habilidades; (ii) análise dos participantes que indicam os objetos de conhecimento e circunstâncias que indicam o contexto de aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • Gramática sistêmico-funcional, metafunções, habilidades, campo de atuação “Vida Pessoal”
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)