EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E POPULAR: POTENCIALIDADES DA CARTOGRAFIA SOCIAL DOS POVOS QUILOMBOLAS NO SEMIÁRIDO MINEIRO

  • Autor
  • Adalberto Vinícius Fernandes
  • Co-autores
  • Iris Arianne Campos Santos , Jacqueline Duarte de Souza , Railma Aparecida Santos , Deyvison Lopes de Siqueira , Bruno Jesus do Nascimento
  • Resumo
  • O Semiárido Mineiro possui substancialidade populacional quilombola, territórios estes afetados pelo racismo estrutural. Esta pesquisa aborda a Cartografia Social inserida na Educação Popular e os subsequentes processos que contribuem à luta antirracista e pela autonomia das Comunidades Quilombolas do Semiárido Mineiro. Realizou-se revisão de referencial bibliográfico sobre metodologias pedagógicas ativas, entrelaçando suas potências aos mapeamentos participativos dos grupos sociais envolvidos, fortalecendo o rompimento do racismo por meio da Educação Popular. O materialismo histórico-dialético é essencial para investigar as raízes do racismo. A Cartografia Social junto à Educação Popular são ferramentas estratégicas para o enfrentamento às opressões estruturais raciais nesses territórios.

  • Palavras-chave
  • Território, Pedagogia da Autonomia, Pedagogia do Oprimido.
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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