O Semiárido Mineiro possui substancialidade populacional quilombola, territórios estes afetados pelo racismo estrutural. Esta pesquisa aborda a Cartografia Social inserida na Educação Popular e os subsequentes processos que contribuem à luta antirracista e pela autonomia das Comunidades Quilombolas do Semiárido Mineiro. Realizou-se revisão de referencial bibliográfico sobre metodologias pedagógicas ativas, entrelaçando suas potências aos mapeamentos participativos dos grupos sociais envolvidos, fortalecendo o rompimento do racismo por meio da Educação Popular. O materialismo histórico-dialético é essencial para investigar as raízes do racismo. A Cartografia Social junto à Educação Popular são ferramentas estratégicas para o enfrentamento às opressões estruturais raciais nesses territórios.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)