Este trabalho tem como tema as dificuldades enfrentadas na alfabetização em uma escola pública de Janaúba-MG. O objetivo é apresentar algumas das dificuldades que interferem na alfabetização dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no ambiente escolar sob a perspectiva dos pibidianos. Enquanto problema tem-se quais são algumas das dificuldades que interferem na alfabetização dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no ambiente escolar? Em uma abordagem qualitativa e depois de observações e estudo bibliográfico e de alguns documentos, identifica-se a falta de interesse dos alunos com a aula do professor, falta de participação dos pais no dia a dia dos seus filhos na escola, perda de foco dos alunos, o que gera muito barulho em sala de aula, levando o professor a dar respostas prontas, de forma imediata.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)