Na atuação profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes) Campus Piúma, observamos dificuldades no acompanhamento de forma sistematizada e integrada aos estudantes que ingressam pelas reservas de vagas. A partir dessa questão, identificamos a importância de compreender como se dá o acompanhamento e propor ações para contribuir com a permanência e aprendizagem desses estudantes. Identificamos poucos estudos sobre o assunto, especificamente nos cursos técnicos integrados, o que torna este estudo relevante para a prática profissional das equipes envolvidas nesse acompanhamento no Ifes Campus Piúma, locus da pesquisa. Como metodologia de pesquisa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e descritiva, análise documental, entrevistas com profissionais envolvidos no acompanhamento dos estudantes e aplicação de questionários aos estudantes para compreender suas experiências e necessidades. Para embasamento da pesquisa, utilizaremos as teorias educacionais de Gramsci (1968) e Paulo Freire (2011, 2020) com entendimento sobre a educação como um direito que transcende os interesses produtivistas. Destacamos também a contribuição de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), sobre a mudança dentro da organização escolar, incluindo a formação dos educadores na educação profissional e tecnológica, suas condições de trabalho, engajamento e alterações na concepção curricular e prática pedagógica. A pesquisa, desenvolvida na linha de Organização e Memória do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Ifes, conduzirá à elaboração de uma proposta de orientação para os estudantes ingressantes por meio de cotas, visando abranger as políticas que contribuem para a permanência desses estudantes. Este recurso poderá ser utilizado pelas equipes e núcleos envolvidos no acompanhamento durante o ingresso e na fase de acolhimento dos estudantes. O conhecimento sobre o processo de permanência e êxito se torna relevante para se conceber estratégias de acompanhamento mais integradas, considerando que o estudante demanda ações articuladas, além de se fortalecer as políticas de ações afirmativas, fundamentais para a democratização da educação.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)