Ana Paula Maia Costa Durães
Unimontes
José Normando Gonçalves Meira
Unimontes
Denice do Socorro Lopes Brito
Unimontes
Wannessa Aquino Reis Nunes
Unimontes
Christiane Faria Franco Vieira
Unimontes
Carmerindo Miranda de Souza Junior
Unimontes
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Educação. Empreendedorismo. Solidariedade
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A oficina "Educação e Desenvolvimento Humano: Empreendedorismo, Solidariedade e Competitividade" foi realizada em uma escola estadual de Montes Claros, Minas Gerais, no 2° semestre de 2023, para alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Esta oficina integra o projeto de extensão “Educação e Empreendedorismo: Estudo, Pesquisa e Aplicação na Educação Básica”, vinculado ao programa Biotemas-Unimontes e ao projeto de pesquisa "Empreendedorismo Educacional e Trajetórias de Escolarização no Norte de Minas (1962-2012)", aprovado pelo CEP/UNIMONTES nº5.896.813/2023.
Problema norteador e objetivos
Como a educação pode formar indivíduos empreendedores, éticos e solidários em uma sociedade competitiva? Buscamos refletir com os estudantes sobre o papel da educação na formação de empreendedores com habilidades técnicas e valores como ética, solidariedade e cooperação, além de discutir os conceitos de educação, empreendedorismo, solidariedade e competitividade, incentivando a aplicação prática desses valores em suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Inspirados nos conceitos de Durkheim (2011), Arendt (2011), Fonseca e Faria (2017) e Moreira (2022), a oficina incluiu discussões e atividades práticas, como dinâmicas em sala e vídeos esportivos, destacando a relevância desses conceitos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A oficina embasou-se nas teorias de Durkheim (2011), sobre socialização pela educação, e Arendt (2011), sobre preparação das futuras gerações para empreender e inovar. Moreira (2022) contribuiu com a dualidade da educação, focando no desenvolvimento humano e na qualificação para o mercado de trabalho e sua dimensão social e moral. Fonseca e Faria (2017) destacam o empreendedorismo como formação cidadã autônoma e proativa.
Resultados da prática
As dinâmicas e discussões ressaltaram a importância da competitividade e solidariedade. Os alunos expressaram suas percepções sobre esses conceitos e relevância na sociedade contemporânea, especialmente para uma competição saudável.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
No eixo "Saberes e Práticas Educativas" do COPED, a experiência promove reflexão crítica entre os estudantes, incentivando-os a pensar sobre os conceitos apresentados e em como aplicá-los em suas vidas futuras.
Considerações finais
Entendemos que a competição é inevitável na sociedade. As metodologias ativas destacaram a importância de incorporar valores como solidariedade à educação e instigaram os alunos a competir de forma ética, colaborativa e empreendedora ao enfrentar desafios para alcançar seus objetivos.
Referências
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: Entre o Passado e o Futuro. 7.ed. São Paulo: Perspectiva. 2011.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 3 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
FONSECA, Josélia; FARIA, Sandra Dias; MARIA, Tiago. Empreendedorismo, educação e cidadania: um estudo de caso nos Açores. In: 2017: CEE'2017: Atas da Conferência Educação para o Empreendedorismo. Disponível em: <https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2260/1780>. Acesso em: 01 maio 2024.
MOREIRA, Alexandre Magno Fernandes. Direito à Educação: Fundamentos e Prática. São Paulo: Academia Monergista, 2022).
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)