EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: OFICINA PRÁTICA NA ESCOLA

  • Autor
  • ANA PAULA MAIA COSTA DURÃES
  • Co-autores
  • DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO , WANNESSA AQUINO REIS NUNES , CHRISTIANE FARIA FRANCO VIEIRA , CARMERINDO MIRANDA DE SOUZA JUNIOR
  • Resumo
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     EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: OFICINA PRÁTICA NA ESCOLA

     

    Ana Paula Maia Costa Durães

    Unimontes

    apmayac@gmail.com

    José Normando Gonçalves Meira

    Unimontes

    meirajng@gmail.com

    Denice do Socorro Lopes Brito

    Unimontes

    denice.brito@unimontes.br

    Wannessa Aquino Reis Nunes

    Unimontes

    wannessa.reis@hotmail.com

    Christiane Faria Franco Vieira

    Unimontes

    cantachris@yahoo.com.br

    Carmerindo Miranda de Souza Junior

    Unimontes

    carmerindo7@gmail.com

    Eixo: Saberes e Práticas Educativas

    Palavras-chave: Educação. Empreendedorismo. Solidariedade

     

    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    A oficina "Educação e Desenvolvimento Humano: Empreendedorismo, Solidariedade e Competitividade" foi realizada em uma escola estadual de Montes Claros, Minas Gerais, no 2° semestre de 2023, para alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Esta oficina integra o projeto de extensão “Educação e Empreendedorismo: Estudo, Pesquisa e Aplicação na Educação Básica”, vinculado ao programa Biotemas-Unimontes e ao projeto de pesquisa "Empreendedorismo Educacional e Trajetórias de Escolarização no Norte de Minas (1962-2012)", aprovado pelo CEP/UNIMONTES nº5.896.813/2023.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    Como a educação pode formar indivíduos empreendedores, éticos e solidários em uma sociedade competitiva? Buscamos refletir com os estudantes sobre o papel da educação na formação de empreendedores com habilidades técnicas e valores como ética, solidariedade e cooperação, além de discutir os conceitos de educação, empreendedorismo, solidariedade e competitividade, incentivando a aplicação prática desses valores em suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    Inspirados nos conceitos de Durkheim (2011), Arendt (2011), Fonseca e Faria (2017) e Moreira (2022), a oficina incluiu discussões e atividades práticas, como dinâmicas em sala e vídeos esportivos, destacando a relevância desses conceitos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A oficina embasou-se nas teorias de Durkheim (2011), sobre socialização pela educação, e Arendt (2011), sobre preparação das futuras gerações para empreender e inovar. Moreira (2022) contribuiu com a dualidade da educação, focando no desenvolvimento humano e na qualificação para o mercado de trabalho e sua dimensão social e moral. Fonseca e Faria (2017) destacam o empreendedorismo como formação cidadã autônoma e proativa.

     

    Resultados da prática

     

    As dinâmicas e discussões ressaltaram a importância da competitividade e solidariedade. Os alunos expressaram suas percepções sobre esses conceitos e relevância na sociedade contemporânea, especialmente para uma competição saudável.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    No eixo "Saberes e Práticas Educativas" do COPED, a experiência promove reflexão crítica entre os estudantes, incentivando-os a pensar sobre os conceitos apresentados e em como aplicá-los em suas vidas futuras.

     

    Considerações finais

     

    Entendemos que a competição é inevitável na sociedade. As metodologias ativas destacaram a importância de incorporar valores como solidariedade à educação e instigaram os alunos a competir de forma ética, colaborativa e empreendedora ao enfrentar desafios para alcançar seus objetivos.

     

    Referências

     

    ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: Entre o Passado e o Futuro. 7.ed. São Paulo: Perspectiva. 2011.

     

    DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 3 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

     

    FONSECA, Josélia; FARIA, Sandra Dias; MARIA, Tiago. Empreendedorismo, educação e cidadania: um estudo de caso nos Açores. In: 2017: CEE'2017: Atas da Conferência Educação para o Empreendedorismo. Disponível em: <https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2260/1780>. Acesso em: 01 maio 2024.

     

    MOREIRA, Alexandre Magno Fernandes. Direito à Educação: Fundamentos e Prática. São Paulo: Academia Monergista, 2022).

     

     

  • Palavras-chave
  • EDUCAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, SOLIDARIEDADE
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  • Saberes e Práticas Educativas
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)