O contexto de situação atual no Brasil é estarrecedor, mediante as inundações no Sul do país, ceifando vidas, bens, cenários e estruturas psicológicas. Nesse contexto, reportando à necessidade de multiletramentos na escola, via multimodalidade, especialmente em charges digitais, propomos uma análise semiótica de uma charge veiculada na Folha de São Paulo (maio 2024), criticada e questionada nas redes sociais, gerando contundente crítica e reflexão a valores humanos (contexto de cultura). Esta pesquisa, fruto do projeto de pesquisa financiado pela Fapemig/Unimontes: A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica, visa ao letramento de alunos da educação básica, oportunizando o letramento crítico nos contextos vivenciados. De cunho qualitativo-interpretativo, filia-se à Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), na análise do contexto da inundação, sob olhar do produtor de signos (chargista), ressemiotizado na charge. Para análise dos signos imagéticos, dispomos da Gramática do Design Visual, que decifra significados e ideologias, inseridos em códigos visuais que criam significados complexos. Empregamos o enquadramento para entender a organização dos elementos na cena, a saliência e como ela influencia na linguagem visual, identificando símbolos e metáforas que contribuem para o humor (sem graça) da charge. Por fim, analisamos as inter-relações formadas pelo conjunto multimodal na complementaridade de modos verbais e visuais. Os resultados indicam uma necessidade premente de revisão/reflexão quanto aos valores humanos e de crítica reflexiva nos contextos escolares, evitando que se torne normal a banalização da vida.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)