EXPLORANDO MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: uma análise do gênero charge

  • Autor
  • Vera Lúcia Viana de Paes
  • Co-autores
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno , Maria Clara Gonçalves Ramos , Maria Cristina Ruas de Abreu , Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho
  • Resumo
  • O contexto de situação atual no Brasil é estarrecedor, mediante as inundações no Sul do país, ceifando vidas, bens, cenários e estruturas psicológicas. Nesse contexto, reportando à necessidade de multiletramentos na escola, via multimodalidade, especialmente em charges digitais, propomos uma análise semiótica de uma charge veiculada na Folha de São Paulo (maio 2024), criticada e questionada nas redes sociais, gerando contundente crítica e reflexão a valores humanos (contexto de cultura). Esta pesquisa, fruto do projeto de pesquisa financiado pela Fapemig/Unimontes: A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica, visa ao letramento de alunos da educação básica, oportunizando o letramento crítico nos contextos vivenciados. De cunho qualitativo-interpretativo, filia-se à Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), na análise do contexto da inundação, sob olhar do produtor de signos (chargista), ressemiotizado na charge. Para análise dos signos imagéticos, dispomos da Gramática do Design Visual, que decifra significados e ideologias, inseridos em códigos visuais que criam significados complexos. Empregamos o enquadramento para entender a organização dos elementos na cena, a saliência e como ela influencia na linguagem visual, identificando símbolos e metáforas que contribuem para o humor (sem graça) da charge. Por fim, analisamos as inter-relações formadas pelo conjunto multimodal na complementaridade de modos verbais e visuais. Os resultados indicam uma necessidade premente de revisão/reflexão quanto aos valores humanos e de crítica reflexiva nos contextos escolares, evitando que se torne normal a banalização da vida.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Multimodalidade. Gênero Charge. Leitura Crítica.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)