O IMPACTO DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA LITERATURA DA BASE DE DADOS ERIC
Rosiane Ferreira
Acadêmica do curso de Engenharia Química, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG – Campus Montes Claros.
rf@aluno.ifnmg.edu.br
Bruna Iessa Soares da Silva
Acadêmica do curso de Engenharia Química, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG – Campus Montes Claros.
bisds@aluno.ifnmg.edu.br
Carlos Alexandre de Oliveira
Doutor em Gestão & Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Bibliotecário-Documentalista, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG – Campus Montes Claros.
carlos.oliveira@ifnmg.edu.br
Eixo: Educação e Diversidade
Palavras-chave: Ensino superior. Ação afirmativa. Políticas públicas.
Resumo Simples
Este trabalho resulta do projeto de pesquisa em curso intitulado "Trajetórias Acadêmicas dos Ingressantes por Ações Afirmativas no Ensino Superior do IFNMG Campus Montes Claros", aprovado no Edital nº 542/2023 - Programa de Iniciação Científica Ações Afirmativas - PIBIC-AF - do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG/Reitoria. O acesso e a permanência no ensino superior têm sido historicamente desafiadores para grupos socialmente vulneráveis, e ao longo do tempo, políticas de ação afirmativa foram implementadas no contexto educacional como medida essencial para mitigar a discriminação e a desigualdade, visando à valorização e à inclusão desses grupos em diferentes esferas sociais (Gomes, 2005; Moehlecke, 2022). O Estatuto da Igualdade Racial (2010) define ações afirmativas como programas especiais do Estado e da iniciativa privada para corrigir desigualdades raciais e promover igualdade de oportunidades. Piovesan (2005), em referência ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), as descreve como medidas temporárias para acelerar a busca pela igualdade, especialmente para grupos historicamente desfavorecidos. Objetivou-se com este estudo analisar o conhecimento gerado pela literatura científica sobre os efeitos das políticas de ações afirmativas no acesso ao ensino superior globalmente. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura utilizando a base de dados ERIC, especializada na área de educação. A pesquisa adotou como enfoque os artigos completos publicados em periódicos revisados por pares. A estratégia de busca incluiu termos relacionados às políticas de ações afirmativas, educação superior e impactos sociais. Após a busca realizada em 30/01/2024, foram encontrados 391 artigos, dos quais 136 eram revisados por pares. Desses, 36 artigos foram selecionados para análise, abrangendo um período de 10 anos (2014 a 2023). A etapa de análise envolverá a avaliação da metodologia, resultados e conclusões de cada estudo, focando na contribuição das políticas de ações afirmativas para a equidade educacional e inclusão de grupos marginalizados, bem como nos impactos sociais dessas políticas na educação superior.
Referências
BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto Da Igualdade Racial. Brasília, DF: Presidência da República, [2010]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm>. Acesso em: 15 mai. 2024.
GOMES, Nilma Lino. A Universidade Pública como Direito dos(as) Jovens Negros(as): a experiência do programa ações afirmativas na UFMG. In: SANTOS, Sales Augusto dos (org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Unesco, 2007. v. 5, p. 245-262. ISBN 978-85-60731-10-7 versão eletrônica. (Coleção Educação para Todos). Disponível em: <https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/acoes_afirm_combate_racismo_americas.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2024.
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 117, p. 197-217, dez. 2002. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 mai. 2024.
PIOVESAN, F. Ações afirmativas da perspectiva dos direitos humanos. Cad. Pesqui., v. 35, n. 124, p. 43–55, jan. 2005. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100004>. Acesso em: 15 mai. 2024.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)