A presente pesquisa se propõe a investigar o panorama político que aborda a legislação brasileira no período de 2021 a 2023, focalizando o uso da linguagem neutra na educação básica. A compreensão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB - Lei n. 9.394/1996 permite argumentar que a agenda da inclusão promove a liberdade e a diversidade social, racial e econômica. Embora a LDB não faça menção explícita à inclusão linguística de pessoas não-binárias, a inclusão é garantida, principalmente, pelo artigo 3º. Após a promulgação da LDB e de suas emendas, o Brasil não avançou na proposição de leis que assegurem a inclusão linguística decorrente do reconhecimento oficial da linguagem neutra. Assim, para subsidiar este trabalho, ancoramo-nos nas reflexões de Adam (2011) sobre a noção de responsabilidade enunciativa, atrelando-a ao conceito de políticas linguísticas e planejamento linguístico de Calvet (2007). Levando isso em consideração, este estudo utiliza um corpus que reúne textos legislativos estaduais e municipais, no período de 2021 a 2023, com o objetivo primeiro de descrever e comparar a apreciação de parte do poder legislativo brasileiro sobre o emprego da linguagem neutra pelas instituições de educação básica do país. Especificamente, pretende-se analisar e confrontar a legislação desse período, por entendermos que o teor dessas políticas públicas é capaz de influenciar positiva ou negativamente a inclusão e representação de indivíduos não-binários nos espaços socioeducacionais. Para que se faça cumprir tais objetivos, recorremos à análise de duas leis, uma do município de Belo Horizonte e a outra do estado de Rondônia, sendo esta última declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O andamento da pesquisa permite concluir que a interferência política nas práticas comunicativas no contexto educacional não só afeta a inserção democrática da população não-binária no meio social, como reprime a autonomia da sociedade em atuar sobre a evolução da linguagem, que é um bem do povo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)