INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS E PRÁTICAS NA UNIMONTES

  • Autor
  • IZABELLA LEAL PAULINO
  • Co-autores
  • Anderson Willian’s Bertholi , Marília Leal de Moura , Gabriel Valério de Souza Santos
  • Resumo
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    A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) implementa medidas de inclusão e acessibilidade para estudantes com deficiência. Este estudo avalia a eficácia dessas ações para garantir acesso equitativo e sucesso acadêmico, propondo melhorias para uma educação superior mais inclusiva. A pesquisa se baseia na análise das políticas e práticas da Unimontes, utilizando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2017 e estudos relevantes. O foco está na eficácia das estratégias de permanência e inclusão, identificando desafios e lacunas na implementação dessas políticas. Os métodos incluem análise documental, pesquisa-participante e entrevistas com alunos do Núcleo da Sociedade Inclusiva (NUSI). O NUSI oferece atendimento educacional especializado, suporte tecnológico e recursos acadêmicos para alunos com deficiência. A assistência estudantil abrange serviços de alimentação, transporte, apoio pedagógico, alojamento e creche, promovendo a inclusão social. Os resultados mostram que a Unimontes, através do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e do NUSI, cria um ambiente acessível e oferece suporte abrangente, contribuindo para a permanência e sucesso dos alunos. A colaboração com outras pró-reitorias e o apoio financeiro são cruciais para a inclusão e a continuidade dos estudos.

     

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão. Acessibilidade. Unimontes.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)