A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) implementa medidas de inclusão e acessibilidade para estudantes com deficiência. Este estudo avalia a eficácia dessas ações para garantir acesso equitativo e sucesso acadêmico, propondo melhorias para uma educação superior mais inclusiva. A pesquisa se baseia na análise das políticas e práticas da Unimontes, utilizando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2017 e estudos relevantes. O foco está na eficácia das estratégias de permanência e inclusão, identificando desafios e lacunas na implementação dessas políticas. Os métodos incluem análise documental, pesquisa-participante e entrevistas com alunos do Núcleo da Sociedade Inclusiva (NUSI). O NUSI oferece atendimento educacional especializado, suporte tecnológico e recursos acadêmicos para alunos com deficiência. A assistência estudantil abrange serviços de alimentação, transporte, apoio pedagógico, alojamento e creche, promovendo a inclusão social. Os resultados mostram que a Unimontes, através do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e do NUSI, cria um ambiente acessível e oferece suporte abrangente, contribuindo para a permanência e sucesso dos alunos. A colaboração com outras pró-reitorias e o apoio financeiro são cruciais para a inclusão e a continuidade dos estudos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)