INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PROPOSTAS CURRICULARES: UM ESTUDO A PARTIR DOS ANAIS DO ENAPHEM 2020/2022

  • Autor
  • Dyanna Ramos Fiel
  • Co-autores
  • Eloísio Pablo Ribeiro , Lailson dos Reis Pereira Lopes , Rodrigo Soares Ribeiro
  • Resumo
  •  Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo analisar as produções apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM) que discutem os temas Instituições de Ensino e Propostas curriculares. Para responder à questão de pesquisa a saber: Quais as revelações das pesquisas brasileiras acerca dos temas instituições de ensino e propostas curriculares? Foi realizada uma pesquisa nos anais do 5º e 6º (ENAPHEM) realizados em 2020 e 2022. Para a coleta de dados buscou-se pelos termos Instituições de Ensino e Propostas Curriculares, nos títulos e nos resumos, sendo identificados 33 artigos. Essa pesquisa se justifica em razão da História da Educação Matemática ser uma área de estudo com um conceito amplo para compreensão das práticas pedagógicas que norteiam o ensino e a aprendizagem de Matemática. A opção pelas produções do ENAPHEM se dá devido a relevância do evento que representa um importante espaço de debate e socialização das pesquisas no campo da Educação Matemática. Para realizar a fundamentação Teórica buscou-se por estudos que definem o Estado do Conhecimento, categoria de pesquisa que tem o desafio de mapear, identificar aspectos e condições, época e local de sua produção, categorizar, e discutir os dados pesquisadas visando responder a uma questão de pesquisa, conforme Lopes (2020). A pesquisa se configura como qualitativa a partir das concepções de Fonseca (2002). Identificou-se no 5º ENAPHEM (2020) 21 artigos e 12 artigos no 6º ENAPHEM (2022), totalizando 33 artigos que abordavam pesquisas relacionadas as instituições de ensino e propostas curriculares em Educação Matemática. A análise desses trabalhos permitiu compreender o que os pesquisadores estavam pesquisando, possibilitando assim maiores subsídios para produção de pesquisas posteriores.

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, História, Ensino e aprendizagem
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)