FUNÇÃO SEMIÓTICA PARA A EDUCAÇÃO
Maria Elis Antunes Pereira
Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros
antunedeli@gmail.com
Adriana Duarte Lopes de Oliveira
Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros
adriduartelopes@gmail.com
Cristinéia Souza Santos
Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros
santoscristineia@gmail.com
Eixo: Educação e Diversidade
Palavras-chave: Função Semiótica - Representação - Criança
O presente estudo bibliográfico tem por objetivo abordar a importância dos conceitos de Função Semiótica e de Representação para a Educação, com base na teoria de Jean Piaget (1978), discutida por Pillar (2012). Este trabalho justifica-se em função da importância de se refletir sobre os referidos conceitos e sua aplicabilidade para o desenvolvimento da criança. Para Piaget, desenvolver a noção de em qual momento do desenvolvimento cognitivo da criança nasce a representação é uma questão complexa. Entretanto, o autor divide a divide em dois sentidos, Representação Conceptual é confundida com o pensamento, um sistema de conceitos; e a Representação simbólica é a imagem mental, de modo que essas duas representações se relacionam, considerando a imagem um símbolo concreto, diferente do conceito, geralmente abstrato. Sendo assim, se pensar consiste em interligar significações, a imagem será um significante, e o conceito, um significado (Piaget, 1978, p. 87). Para o autor, a representação é uma condição básica para o pensamento existir, e a função semiótica é quando existe a capacidade de poder representar objetos ou situações que estão fora do seu campo de visão. Tendo em vista a pesquisa bibliográfica desenvolvida, conclui-se que a função semiótica exerce um papel muito importante na vida da criança, já que o conhecimento se constitui para além do nível figurativo. Ademais, durante o processo de desenvolvimento cognitivo, a ação do sujeito é presente desde o estágio sensório-motor até o operatório concreto. Portanto, a forma como a criança vê e interpreta a realidade supõe o modo como ela interage com o mundo. Esta teoria de Jean Piaget (1978) informa aos adultos e educadores de que a criança deve agir sobre os objetos, pessoas e situações para assimilar a realidade. Com esta proposição de estudo, buscamos contribuir, em alguma medida, com as reflexões acerca do desenvolvimento da criança, no âmbito das pesquisas em Educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PILLAR, A. Desenho e escrita como sistemas de representação/ Analice Dutra Pillar - 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Penso, 2012.
MAGGI, R.; NOELI; MORALES, R. A linguagem e o pensamento: função semiótica e relações com a aprendizagem. Nonada: Letras em Revista, v. 1, p. 25–37, 2017.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)