Função Semiótica para a educação

  • Autor
  • Maria Elis Antunes Pereira
  • Co-autores
  • Adriana Duarte Lopes de Oliveira , Cristinéia Souza Santos
  • Resumo
  • FUNÇÃO SEMIÓTICA PARA A EDUCAÇÃO

    Maria Elis Antunes Pereira

    Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros

    antunedeli@gmail.com

    Adriana Duarte Lopes de Oliveira

    Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros

    adriduartelopes@gmail.com

    Cristinéia Souza Santos

    Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros

    santoscristineia@gmail.com

    Eixo: Educação e Diversidade

    Palavras-chave: Função Semiótica - Representação - Criança

    O presente estudo bibliográfico tem por objetivo abordar a importância dos conceitos de Função Semiótica e de Representação para a Educação, com base na teoria de Jean Piaget (1978), discutida por Pillar (2012). Este trabalho justifica-se em função da importância de se refletir sobre os referidos conceitos e sua aplicabilidade para o desenvolvimento da criança. Para Piaget, desenvolver a noção de em qual momento do desenvolvimento cognitivo da criança nasce a representação é uma questão complexa. Entretanto, o autor divide a divide em dois sentidos, Representação Conceptual é confundida com o pensamento, um sistema de conceitos; e a Representação simbólica é a imagem mental, de modo que essas duas representações se relacionam, considerando a imagem um símbolo concreto, diferente do conceito, geralmente abstrato. Sendo assim, se pensar consiste em interligar significações, a imagem será um significante, e o conceito, um significado (Piaget, 1978, p. 87). Para o autor, a representação é uma condição básica para o pensamento existir, e a função semiótica é quando existe a capacidade de poder representar objetos ou situações que estão fora do seu campo de visão. Tendo em vista a pesquisa bibliográfica desenvolvida, conclui-se que a função semiótica exerce um papel muito importante na vida da criança, já que o conhecimento se constitui para além do nível figurativo. Ademais, durante o processo de desenvolvimento cognitivo, a ação do sujeito é presente desde o estágio sensório-motor até o operatório concreto. Portanto, a forma como a criança vê e interpreta a realidade supõe o modo como ela interage com o mundo. Esta teoria de Jean Piaget (1978) informa aos adultos e educadores de que a criança deve agir sobre os objetos, pessoas e situações para assimilar a realidade. Com esta proposição de estudo, buscamos contribuir, em alguma medida, com as reflexões acerca do desenvolvimento da criança, no âmbito das pesquisas em Educação.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    PILLAR, A. Desenho e escrita como sistemas de representação/ Analice Dutra Pillar - 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Penso, 2012.

    MAGGI, R.; NOELI; MORALES, R. A linguagem e o pensamento: função semiótica e relações com a aprendizagem. Nonada: Letras em Revista, v. 1, p. 25–37, 2017.

    PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Função semiótica, representação, criança
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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