A Base Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) preconiza no ensino fundamental- Anos Finais, na disciplina de Língua Portuguesa- LP, que a ênfase seja dada entre outras questões, ao desenvolvimento da competência argumentativa dos estudantes, de maneira que eles possam utilizá-la para adquirir conhecimentos. Assim, somando isso ao perfil das diferentes gerações - Y, Z, Alpha que recebemos em nosso contexto escolar, impõe-se ao professor adquirir conhecimentos tais para efetivar uma prática educativa que não apenas atinja os objetivos dispostos para o segmento de ensino a que atua, como também desperte nesses novos sujeitos o desejo para aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser por meio de uma prática criativa, dinâmica e significativa. Nesse sentido, considerando o desafio disposto é que pergunta-se: como realizar uma prática educativa significativa na disciplina de língua portuguesa nos anos finais de maneira a desenvolver a competência argumentativa das novas gerações de estudantes? Assim, norteados por essa indagação, a presente pesquisa visa investigar quais as ações práticas a serem realizadas pelos professores de Língua Portuguesa no ambiente escolar que contribuem para potencializar a competência argumentativa desse novo grupo de jovens. Além disso, considerando a relevância desse tema para uma educação significativa e contextualizada, uma vez que é preciso elaborar pesquisas que contribuam de maneira assertiva e prática para a ação docente, objetiva-se ainda neste estudo descrever as principais ferramentas digitais que podem ser empregadas pelos professores de LP, a fim de que esse conhecimento contribua para uma prática pedagógica engajada, fomentem atividades colaborativas favorecendo para uma ação docentes mais consciente. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, que será realizada com base nas discussões teóricas de Ferreira e Moreira (2017); Brasil (2018); Azevedo e Tinoco (2019); Mello, Petrillo e Almeida Neto (2022). Nesse sentido, a partir dos estudos realizados, os resultados encontrados indicam que a competência argumentativa deve ser trabalhada a partir das situações cotidianas dessa nova geração de estudantes, de forma que as aulas tenham pontos de convergência com as experiências sociais vividas por eles e uma prática docente mediada por metodologias ativas e ferramentas digitais. Ademais, identificou-se a Peer Instruction como um exemplo de metodologia ativa produtiva, simples e prática que pode ser usada para potencializar todo esse processo de ensino. Por fim, embora contate-se a importância da utilização de novas metodologias e das tecnologias digitais, infere-se ainda que os recursos e estratégias por si só não garantem um aprendizado produtivo, reafirmando que o papel do educador enquanto agente mediador é fundamental na relação ensino-aprendizagem que busca garantir o desenvolvimento da competência argumentativa dos estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)