COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

  • Autor
  • Karla Verônica Silva Vale
  • Resumo
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    A Base Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) preconiza no ensino fundamental- Anos Finais, na disciplina de Língua Portuguesa- LP, que a ênfase seja dada entre outras questões, ao desenvolvimento da competência argumentativa dos estudantes, de maneira que eles possam utilizá-la para adquirir conhecimentos. Assim, somando isso ao perfil das diferentes gerações - Y, Z, Alpha que recebemos em nosso contexto escolar, impõe-se ao professor adquirir conhecimentos tais para efetivar uma prática educativa que não apenas atinja os objetivos dispostos para o segmento de ensino a que atua, como também desperte nesses novos sujeitos o desejo para aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser por meio de uma prática criativa, dinâmica e significativa. Nesse sentido, considerando o desafio disposto é que pergunta-se: como realizar uma prática educativa significativa na disciplina de língua portuguesa nos anos finais de maneira a desenvolver a competência argumentativa das novas gerações de estudantes? Assim, norteados por essa indagação, a presente pesquisa visa investigar quais as ações práticas a serem realizadas pelos professores de Língua Portuguesa no ambiente escolar que contribuem para potencializar a competência argumentativa desse novo grupo de jovens. Além disso, considerando a relevância desse tema para uma educação significativa e contextualizada, uma vez que é preciso elaborar pesquisas que contribuam de maneira assertiva e prática para a ação docente, objetiva-se ainda neste estudo descrever as principais ferramentas digitais que podem ser empregadas pelos professores de LP, a fim de que esse conhecimento contribua para uma prática pedagógica engajada, fomentem atividades colaborativas favorecendo para  uma ação docentes mais consciente. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, que será realizada com base nas discussões teóricas de Ferreira e Moreira (2017); Brasil (2018); Azevedo e Tinoco (2019); Mello, Petrillo e Almeida Neto (2022). Nesse sentido, a partir dos estudos realizados, os resultados encontrados indicam que a competência argumentativa deve ser trabalhada a partir das situações cotidianas dessa nova geração de estudantes, de forma que as aulas tenham pontos de convergência com as experiências sociais vividas por eles e uma prática docente mediada por metodologias ativas e ferramentas digitais. Ademais, identificou-se a Peer Instruction como um exemplo de metodologia ativa produtiva, simples e prática que pode ser usada para potencializar todo esse processo de ensino. Por fim, embora contate-se a importância da utilização de novas metodologias e das tecnologias digitais, infere-se ainda que os recursos e estratégias por si só não garantem um aprendizado produtivo, reafirmando que o papel do educador enquanto agente mediador é fundamental na relação ensino-aprendizagem que busca garantir o desenvolvimento da competência argumentativa dos estudantes.

     

     

  • Palavras-chave
  • Competência Argumentativa, Língua Portuguesa, Prática Educativa.
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