O presente trabalho aborda o tema- Analfabetismo Funcional- uma triste realidade no Brasil. O presente estudo buscou contextualizar a atual realidade brasileira em relação a essa temática tão importante. O Analfabetismo funcional trás desigualdades sociais e dificulta o desenvolvimento econômico e cultural das desigualdades sociais e dificulta o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades em que se instala. Também faltam políticas públicas que capacitem as redes de ensino para recuperar os estudantes que abandonaram os estudos investir na formação dos professores com capacitação de qualidade. Desse modo o presente estudo buscou contextualizar a atual realidade brasileira em relação a essa temática tão importante. Termo analfabeto funcional refere-se aqueles indivíduos que embora tenha adquirido a capacidade de decodificar a escolta não desenvolveram habilidade de interpretação de texto. Isso é atribuído a qualidade dois sistemas de ensino tanto público quanto privado a remuneração insuficiente dos professores e a falta de hábito de leitura entre os brasileiros. Se faz necessário alfabetizar mais crianças com melhor qualidade de ensino pois poucos são os brasileiros que conseguem ler escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo. O analfabetismo é um fator que intensifica as disparidades sociais que contribuem para a marginalização de grupos vulneráveis, o que por sua vez dificulta o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades afetadas. Muitos são aqueles que abandonam a escola por motivos como a necessidade de trabalhar gravidez precoce com cinco desinteresse em relação às aulas. Ausência de políticas públicas eficazes para recuperar os estudantes que deixam a escola é evidente. Investir na capacitação das redes de ensino e na formação continua dos professores é crucial para promover uma melhoria significativa na qualidade da educação oferecida. Para Ribeiro (2021 )o analfabetismo funcional representa um desafio para as políticas educacionais do país. Diz o autor que alfabetização tradicional que se concentra apenas no ensino básico da leitura e escrita não é suficiente para combater o analfabetismo funcional. Sem a leitura e escrita as pessoas têm dificuldades em realizar ações simples do dia a dia ,como conferir um troco ou ler manuais de instruções. Mesmo quem conhece as letras e os números mas tem dificuldade em interpretar de forma mais profunda é considerado um analfabeto funcional. Para que um país supere o analfabetismo de jovens e adultos são necessárias estratégias como :programa de escolarização uma educação básica de qualidade e condições sociais adequadas
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)