Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação da Unimontes, na disciplina História da Educação Matemática. O estudo apresenta uma revisão de literatura do tipo Estado do Conhecimento das pesquisas que abordam sobre os livros didáticos e conteúdos de Matemática ensinados na escola básica. Para coleta de dados utilizou-se os Anais do 5º e 6º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM), realizados nos anos de 2020 e 2022. Desse modo, esta pesquisa tem o objetivo principal de mapear e compreender o conhecimento existente sobre a análise de livros didáticos e os conteúdos matemáticos abordados na educação básica. Isso inclui a revisão de literatura, que caracteriza este estudo como pesquisa qualitativa. A justificativa se ancora na importância de compreender a trajetória trilhada pelas tendências da Matemática Educação Matemática e suas influências no processo de ensino e de aprendizagem e as influências, identificando os diferentes enfoques, abordagens e debates que moldam o currículo e a seleção de conteúdos ao longo das décadas. Os PCN (Brasil, 1997) salientam as competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos no conteúdo de Matemática para que eles possam interagir na sociedade, lendo, interpretando e se posicionando diante de situações reais que envolvam essa área do conhecimento. Nesse contexto, ao refletir sobre a análise de livros didáticos e conteúdos matemáticos abordados na educação básica e como impactam na formação das concepções sociais em relação à Matemática, os PCN destacam a importância de uma abordagem crítica e reflexiva para entendermos a evolução desta disciplina ao longo dos anos. A pesquisa realizada identificou lacunas no conhecimento existente, sendo que os estudos analisados abordam tanto a análise curricular quanto o estudo do conteúdo educacional, oferecendo percepções valiosas para compreender os processos de ensino e aprendizagem na educação básica, contribuindo para práticas futuras e a qualidade educacional.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)