OBSERVATÓRIO TECNOLOGIAS DIGITAIS: as TD no ensino remoto da Educação Superior na Pandemia COVD 19

  • Autor
  • Fábia Magali Santos Vieira
  • Co-autores
  • Emília Murta Moraes , Helena Murta Moraes Souto , Aline Patrícia Sobral dos Santos , Mirelle Pereira da Silva
  • Resumo
  • Na Pandemia COVID 19, as atividades presenciais de ensino foram suspensas sendo substituídas pelo ensino remoto com uso das tecnologias digitais (TD).  Lemos e Sarlo (2021), afirmam que houve ruptura da rotina e dos sistemas de ensino, trazendo novas demandas, sendo importante verificar os impactos ocorridos pela adesão do ensino remoto. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os usos e impactos das TD na Educação Superior na Pandemia COVID 19 e como específicos analisar a percepção dos professores da Educação Superior sobre os usos das TD no ensino remoto e identificar o nível de adição das TD na Educação Superior. Na metodologia a perspectiva é a do materialismo histórico-dialético e da abordagem crítica da educação. Quanto aos objetivos classifica-se como básica, pois amplia discussões, compreendendo fatos e fenômenos pesquisados. Fundamenta em Bacich e Moran (2017), Bruno (2021) e Santinello (2015). Conta ainda com análise dos documentos que regulamentaram o ensino remoto e com levantamento, a partir de questionário Google forms enviado aos professores e gestores de IES públicas das cinco regiões do Brasil. Obtivemos 421 questionários, onde foi possível perceber que variáveis apontadas por Collelo (2021) para explicar a ruptura causada pelo ensino remoto estão presentes nas respostas dos participantes. Sendo estas variáveis: a existência de diferenças socioeconômicas entre as IES; diferenças entre as várias regiões do país; professores não preparados para as novas demandas, além da alegação de falta de acesso e de familiaridades com as TD.  Estes dados parciais, que dizem respeito apenas ao perfil socioeconômico, indicam necessidade de políticas públicas educacionais que levem em consideração as diferenças e desigualdades das diversas regiões do país, especialmente em relação à inclusão digital e ao acesso às tecnologias digitais na educação.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Superior, TDIC, Ensino Remoto
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

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Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

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Realização

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Financiamento

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