Na Pandemia COVID 19, as atividades presenciais de ensino foram suspensas sendo substituídas pelo ensino remoto com uso das tecnologias digitais (TD). Lemos e Sarlo (2021), afirmam que houve ruptura da rotina e dos sistemas de ensino, trazendo novas demandas, sendo importante verificar os impactos ocorridos pela adesão do ensino remoto. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os usos e impactos das TD na Educação Superior na Pandemia COVID 19 e como específicos analisar a percepção dos professores da Educação Superior sobre os usos das TD no ensino remoto e identificar o nível de adição das TD na Educação Superior. Na metodologia a perspectiva é a do materialismo histórico-dialético e da abordagem crítica da educação. Quanto aos objetivos classifica-se como básica, pois amplia discussões, compreendendo fatos e fenômenos pesquisados. Fundamenta em Bacich e Moran (2017), Bruno (2021) e Santinello (2015). Conta ainda com análise dos documentos que regulamentaram o ensino remoto e com levantamento, a partir de questionário Google forms enviado aos professores e gestores de IES públicas das cinco regiões do Brasil. Obtivemos 421 questionários, onde foi possível perceber que variáveis apontadas por Collelo (2021) para explicar a ruptura causada pelo ensino remoto estão presentes nas respostas dos participantes. Sendo estas variáveis: a existência de diferenças socioeconômicas entre as IES; diferenças entre as várias regiões do país; professores não preparados para as novas demandas, além da alegação de falta de acesso e de familiaridades com as TD. Estes dados parciais, que dizem respeito apenas ao perfil socioeconômico, indicam necessidade de políticas públicas educacionais que levem em consideração as diferenças e desigualdades das diversas regiões do país, especialmente em relação à inclusão digital e ao acesso às tecnologias digitais na educação.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)