LITERATURA EM LIBRAS ESCRITA (SIGNWRITING): LITERASURDOS – PROJETO COM O USO DE LIVRO BILÍNGUE NO PROCESSO DE LETRAMENTO VISUAL DE ESTUDANTES SURDOS

  • Autor
  • Rubens Ramos de Almeida
  • Co-autores
  • Antonio Alves Cavalcante Junior , Crisiane de Freitas Soares , Mileide Santos Leite , Thaiana Ferreira dos Santos
  • Resumo
  • O presente trabalho propõe apresentar uma pesquisa, que se constitui no formato de projeto de intervenção pedagógica – Projeto “LiteraSurdos”, implantado na Escola Bilíngue Libras e Língua Portuguesa Escrita da rede municipal de ensino da cidade de São Luís-MA, iniciado em março de 2024, previsto para concluir em dezembro do mesmo ano. Diante dos desafios significativos do processo de aquisição da língua portuguesa escrita por estudantes surdos matriculados na referida escola, foi questionado qual melhor abordagem pedagógica e melhores estratégias de ensino como intervenção pedagógica. Logo, o projeto "LiteraSurdos" busca superar essas barreiras implementando uma abordagem pedagógica que integra o letramento visual com a literatura em Libras escrita (SignWriting). Esta abordagem é justificada pela necessidade de criar estratégias de ensino que respeitem a língua materna dos alunos surdos e que promovam uma aprendizagem significativa da língua portuguesa escrita. O uso de livros bilíngues (Português e Libras) é fundamental para proporcionar aos estudantes surdos acesso ao conteúdo curricular de forma inclusiva e equitativa, permitindo que eles desenvolvam habilidades de leitura e escrita em ambas as línguas. Por esta razão, a presente pesquisa tem como objetivo auxiliar nesta problemática, mediante a proposta de se utilizar o livro bilíngue (Português e Libras) intitulado “Telasco e sua turma em: a lenda da Manguda” (Almeida, 2023). O referencial teórico que fundamenta a pesquisa, pois estes consideram a relevância da literatura em Libras em sua modalidade escrita no ensino da Libras como primeira língua (l1) e do Português como segunda língua (l2). Aborda as práticas de letramento visual que fazem parte da educação de surdos. Discorre sobre o sistema de escrita SignWriting e suas contribuições significativas para a comunidade surda, e de como a introdução de livros da literatura infantil em sala de aula, acessível aos estudantes surdos, podem beneficiar no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Essas vertentes estão ancoradas nas pesquisas de autores como Sutton-Spence (2021), Fernandes (2006), Bózoli e Stumpf (2023), Wanderley (2012), e Faria (2004). A metodologia adotada neste trabalho foi a Pesquisa-Ação, de cunho qualitativo que permite uma investigação aprofundada do tema em questão, por envolver uma ação participativa e colaborativa entre pesquisadores e participantes, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos aplicáveis na prática (THIOLLENT, 2000; TRIPP, 2005). Neste sentido, os registros realizados na primeira etapa da aplicação do projeto, indicam que a abordagem pedagógica despertou o interesse dos estudantes surdos pela leitura, a princípio, em sua primeira língua, contudo, diante das atividades propostas, acreditamos que poderá motivá-los a lerem e escreverem também na língua Portuguesa, contribuindo positivamente para o processo de letramento nesta língua.

  • Palavras-chave
  • Literatura em Libras escrita; letramento visual, SignWriting.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)