O presente trabalho propõe apresentar uma pesquisa, que se constitui no formato de projeto de intervenção pedagógica – Projeto “LiteraSurdos”, implantado na Escola Bilíngue Libras e Língua Portuguesa Escrita da rede municipal de ensino da cidade de São Luís-MA, iniciado em março de 2024, previsto para concluir em dezembro do mesmo ano. Diante dos desafios significativos do processo de aquisição da língua portuguesa escrita por estudantes surdos matriculados na referida escola, foi questionado qual melhor abordagem pedagógica e melhores estratégias de ensino como intervenção pedagógica. Logo, o projeto "LiteraSurdos" busca superar essas barreiras implementando uma abordagem pedagógica que integra o letramento visual com a literatura em Libras escrita (SignWriting). Esta abordagem é justificada pela necessidade de criar estratégias de ensino que respeitem a língua materna dos alunos surdos e que promovam uma aprendizagem significativa da língua portuguesa escrita. O uso de livros bilíngues (Português e Libras) é fundamental para proporcionar aos estudantes surdos acesso ao conteúdo curricular de forma inclusiva e equitativa, permitindo que eles desenvolvam habilidades de leitura e escrita em ambas as línguas. Por esta razão, a presente pesquisa tem como objetivo auxiliar nesta problemática, mediante a proposta de se utilizar o livro bilíngue (Português e Libras) intitulado “Telasco e sua turma em: a lenda da Manguda” (Almeida, 2023). O referencial teórico que fundamenta a pesquisa
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)