MULTILETRAMENTOS E O ENSINAR NA SINGULARIDADE DOS TEXTOS

  • Autor
  • Mara Rubia Aparecida da Silva
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas de multiletramento na práxis educativa, bem como, enfatizar sua importância na formação de professores no século XXI. A leitura e a escrita como aponta Rojo e Moura (2012) é uma prática multiletrada e precisa ser diversificada a partir de novos textos e práticas de ensino, pensando na sua culturalidade e diversidade regional. O multiletramento perpassa pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), que vem transformando a educação e desvelando as necessidades do multiletramento.  Os multiletramentos permitem a construção de sentidos a partir do uso dos múltiplos textos que de forma multimodal possibilita aprendizagem contextualizada e efetiva na práxis educativa. O contexto escolar diverge dessa realidade quando desnuda as suas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem através da multimodalidade, que emerge como uma abordagem que visa aprimorar as habilidades de leitura, o entendimento do significado e o conhecimento do mundo, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Com o avanço das NTICs a natureza textual não se limita apenas à linguagem escrita, mas abrange diversas formas de comunicação semântica, tornando o texto multimodal. O trabalho justifica-se na importância de mostrar aos professores as práxis de ensino e multiletramento e  como esta deve ser entendida a partir dessa nova singularidade de textos, aos quais estamos expostos cotidianamente, a sala de aula pode ser multimodal a partir da realidade e reflexão do professor, compreendendo as diferentes significações e interpretações. Temos como metodologia a revisão de literatura, dialogando com Rojo e Moura (2012), que embasam essa investigação. Dessa forma, entendemos que os multiletramentos abrangem os multiletramentos midiáticos, relacionando com várias culturas e diversas formas de comunicação simbólica expandidos e estruturados pelas tecnologias digitais que chegaram até a escola, para além da realidade familiar do aluno, nesse sentido, o professor precisa explorar e encontrar meios para essa nova modalidade crítica de ensino e aprendizagem. A ampla diversidade e formas de expressão e a utilização desses recursos multimodais e multissemióticos como as redes sociais, desafiam professores da Educação Básica a se tornarem proficientes de múltiplas linguagens. Rojo (2012) aponta que os professores desenvolvam suas práticas pedagógicas com gêneros digitais e promovam a ampliação de trabalhos já existentes que contemplem essas novas modalidades, dessa forma, o professor tem em seu contexto diversas possibilidades para trabalhar com a interação da leitura e escrita.

  • Palavras-chave
  • Multiletramento, TICs, Práxis
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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