O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas de multiletramento na práxis educativa, bem como, enfatizar sua importância na formação de professores no século XXI. A leitura e a escrita como aponta Rojo e Moura (2012) é uma prática multiletrada e precisa ser diversificada a partir de novos textos e práticas de ensino, pensando na sua culturalidade e diversidade regional. O multiletramento perpassa pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), que vem transformando a educação e desvelando as necessidades do multiletramento. Os multiletramentos permitem a construção de sentidos a partir do uso dos múltiplos textos que de forma multimodal possibilita aprendizagem contextualizada e efetiva na práxis educativa. O contexto escolar diverge dessa realidade quando desnuda as suas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem através da multimodalidade, que emerge como uma abordagem que visa aprimorar as habilidades de leitura, o entendimento do significado e o conhecimento do mundo, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Com o avanço das NTICs a natureza textual não se limita apenas à linguagem escrita, mas abrange diversas formas de comunicação semântica, tornando o texto multimodal. O trabalho justifica-se na importância de mostrar aos professores as práxis de ensino e multiletramento e como esta deve ser entendida a partir dessa nova singularidade de textos, aos quais estamos expostos cotidianamente, a sala de aula pode ser multimodal a partir da realidade e reflexão do professor, compreendendo as diferentes significações e interpretações. Temos como metodologia a revisão de literatura, dialogando com Rojo e Moura (2012), que embasam essa investigação. Dessa forma, entendemos que os multiletramentos abrangem os multiletramentos midiáticos, relacionando com várias culturas e diversas formas de comunicação simbólica expandidos e estruturados pelas tecnologias digitais que chegaram até a escola, para além da realidade familiar do aluno, nesse sentido, o professor precisa explorar e encontrar meios para essa nova modalidade crítica de ensino e aprendizagem. A ampla diversidade e formas de expressão e a utilização desses recursos multimodais e multissemióticos como as redes sociais, desafiam professores da Educação Básica a se tornarem proficientes de múltiplas linguagens. Rojo (2012) aponta que os professores desenvolvam suas práticas pedagógicas com gêneros digitais e promovam a ampliação de trabalhos já existentes que contemplem essas novas modalidades, dessa forma, o professor tem em seu contexto diversas possibilidades para trabalhar com a interação da leitura e escrita.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)