A Constituição Federal (BRASIL, 1988) determina a laicidade do ensino público e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) demarca que o ensino religioso “[...] de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina [...], assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) define que o ensino religioso visa compreender, valorizar e respeitar as diversidades religiosas e filosofias de vida, sem discriminação ou privilégios a religiões ou convicções. No entanto, grande parte das escolas públicas brasileiras mantem a tradição de comemorações de datas religiosas, como os dias santos, e a presença de imagens, orações e cânticos católicos. O ensino público vive marcado por um discurso conflitivo entre os pressupostos da laicidade e da confessionalidade. Diante dessa realidade, interroga-se: o trabalho pedagógico, em sala de aula, respeita a diversidade religiosa dos alunos? Para isso, propõe-se a analisar como se desenvolve a educação para o respeito à diversidade religiosa, nas escolas públicas, bem como discutir concepções de religião, ensino religioso e diversidade religiosa; compreender o ensino religioso, na legislação educacional brasileira e apreender a formação de professores para o trabalho com a diversidade religiosa. Dialoga, assim, com o eixo de Educação e Diversidade, do XV COPED. Com abordagem qualitativa, em fase inicial, ela procede a uma revisão de literatura (BAPTISTA, SIQUEIRA, 2020; DOMINGOS NETO, 2010; SIQUEIRA, 2012) e aplicação de questionário a professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das escolas municipais de Pirapora/MG.
Referências
BAPTISTA, P. A. N.; SIQUEIRA, G. do P. Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade. Rev. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 33, abr. 2020.
BRASIL. Constituição Federal. Brasil, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n. 9394/96. Brasília, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
DOMINGOS NETO, M. F. Laicidade: o direito à liberdade. Rev. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 8, n. 19, p. 53-70, out./dez., 2010.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)