O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa abrangente, gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), presente nas instituições de educação superior públicas e privadas afim de colaborar na formação durante a graduação. Dessa maneira, tem-se como questão norteadora: Qual a importância e os aprendizados que o programa de educação tutorial proporciona durante o curso de graduação em medicina para os alunos participantes? Ademais, o objetivo do presente estudo foi descrever a importância dos programas de educação tutorial na formação médica. O PET visa, sobretudo, desenvolver o aprendizado dos estudantes por meio de ações que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão, de maneira que haja interação da universidade com o meio externo fazendo com que os saberes já existentes sejam passados por meio da interação da teoria com a prática. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, com busca nas bases de dados da Scielo, Lilacs, Medline e Google Acadêmico. A pesquisa foi realizada por meio a utilização combinada dos descritores “Ensino”, “Medicina” e “Formação Médica”, juntamente com o operador booleano “and”. Após toda a leitura, foram selecionados três artigos que continham os critérios compatíveis com o estudo, como: artigo completo, disponível na língua portuguesa, disponível na integra e respondiam ao objetivo proposto. Os resultados apontam que o PET, veio como uma solução que une o interdisciplinar ao desenvolvimento do acadêmico no campo de prática, pois promove o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal, por meio de atividades em conjunto com a sociedade, seja em escolas por meio de letramento em saúde, ou até mesmo por meio redes sociais, fazendo com que seja um importante espaço de transformação de vidas, que vincula prática, teoria e retorno social. Por isso, o Ministério da Saúde criou um programa especifico para atividades voltadas a área da saúde, similar ao PET, o PET-SAUDE, que aplica as atividades na atenção primária com temas específicos para melhorar a saúde populacional. Dessa maneira, é possível concluir que o programa PET veio como importante disseminador de saberes vinculando as práticas educativas na formação interdisciplinar, inclusive na formação médica. Só é importante destacar os poucos estudos existentes na literatura acerca do tema.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)