O ESTÁGIO E O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Isadora Fernanda Vieira Santos
  • Resumo
  • Resumo –  Relato de Experiência

     

    Relato de Experiência Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    Este trabalho é um relato de experiência baseado no estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental. O objetivo é relatar o aprendizado adquirido com turmas do 6º ao 9º ano de uma escola estadual em Olhos d'Água, onde foram realizadas atividades de observação, monitoria e caracterização da escola.

     

    Problema norteador e objetivos

    O problema norteador se refere: como são ministradas as aulas de Ensino Religioso na referida escola? Objetivos: observar a prática do professor de ensino religioso e identificar a relevância do estágio na formação docente.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    O presente trabalho caracteriza-se como de natureza descritiva, conforme delineado por Gil (2008). Tal abordagem tem como objetivo delinear as particularidades de fenômenos e/ou fatos, baseando-se principalmente na prática da observação. Realizamos uma análise documental, utilizando, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No estágio, é fundamental possuir uma boa base teórica para suprir as necessidades que surgem e garantir que os alunos tenham um aprendizado satisfatório. Pimenta e Lima (2004) destacam a importância de uma parceria efetiva entre a universidade e as escolas de educação básica para que esse aprendizado de qualidade aconteça.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida 

    Este estudo fundamenta-se essencialmente nos autores: Gil (2008), Pimenta e Lima (2004).

     

    Resultados da prática

    O estágio supervisionado em Ensino Religioso visa olhar com mais atenção a interculturalidade e o distanciamento do confessionalismo na instituição. O professor de Ensino Religioso traz para a sala de aula apostilas confeccionadas por ele, abordando temas alinhados à BNCC e tratando de forma igualitária as diversas pertenças religiosas, conforme deve ser feito. A experiência do Estágio Curricular Supervisionado na licenciatura revelou-se fundamental para a formação de novos educadores. Durante esse período, o acadêmico é exposto a desafios e situações reais em sala de aula, enriquecendo a compreensão das práticas pedagógicas e da dinâmica do ambiente escolar, especialmente ao observar como se desenvolvem as aulas de ensino religioso. Durante o período de estágio, foram percebidas as diversas realidades dentro de uma única sala de aula. Foi essencial aprender a lidar com as diferenças encontradas no ambiente educacional; foi necessário ouvir, acolher e compreender os problemas externos trazidos pelos estudantes.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    O estágio supervisionado tem relevância social multifacetada e impacta tanto o contexto escolar quanto a educação em geral. Ele permite que futuros professores conheçam a realidade das escolas, compreendam as necessidades dos alunos e apliquem estratégias pedagógicas necessárias. Proporciona a experimentação de metodologias e recursos inovadores, contribuindo para impactar positivamente a educação, os alunos e a formação docente.

     

    Considerações finais

    Essa experiência foi enriquecedora, permitindo observar a prática do professor de Ensino Religioso na educação básica. Ela conduziu a uma reflexão e ao aprimoramento da teoria aprendida na universidade, contribuindo para a construção de uma prática educativa relevante ao articular teoria e prática no cotidiano da sala de aula.

    Referências

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

    GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008

    PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

  • Palavras-chave
  • Estágio Supervisionado. Ensino Religioso. Docência.
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


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Realização

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Financiamento

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