Resumo – Relato de Experiência
Relato de Experiência Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Este trabalho é um relato de experiência baseado no estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental. O objetivo é relatar o aprendizado adquirido com turmas do 6º ao 9º ano de uma escola estadual em Olhos d'Água, onde foram realizadas atividades de observação, monitoria e caracterização da escola.
Problema norteador e objetivos
O problema norteador se refere: como são ministradas as aulas de Ensino Religioso na referida escola? Objetivos: observar a prática do professor de ensino religioso e identificar a relevância do estágio na formação docente.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O presente trabalho caracteriza-se como de natureza descritiva, conforme delineado por Gil (2008). Tal abordagem tem como objetivo delinear as particularidades de fenômenos e/ou fatos, baseando-se principalmente na prática da observação. Realizamos uma análise documental, utilizando, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No estágio, é fundamental possuir uma boa base teórica para suprir as necessidades que surgem e garantir que os alunos tenham um aprendizado satisfatório. Pimenta e Lima (2004) destacam a importância de uma parceria efetiva entre a universidade e as escolas de educação básica para que esse aprendizado de qualidade aconteça.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Este estudo fundamenta-se essencialmente nos autores: Gil (2008), Pimenta e Lima (2004).
Resultados da prática
O estágio supervisionado em Ensino Religioso visa olhar com mais atenção a interculturalidade e o distanciamento do confessionalismo na instituição. O professor de Ensino Religioso traz para a sala de aula apostilas confeccionadas por ele, abordando temas alinhados à BNCC e tratando de forma igualitária as diversas pertenças religiosas, conforme deve ser feito. A experiência do Estágio Curricular Supervisionado na licenciatura revelou-se fundamental para a formação de novos educadores. Durante esse período, o acadêmico é exposto a desafios e situações reais em sala de aula, enriquecendo a compreensão das práticas pedagógicas e da dinâmica do ambiente escolar, especialmente ao observar como se desenvolvem as aulas de ensino religioso. Durante o período de estágio, foram percebidas as diversas realidades dentro de uma única sala de aula. Foi essencial aprender a lidar com as diferenças encontradas no ambiente educacional; foi necessário ouvir, acolher e compreender os problemas externos trazidos pelos estudantes.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
O estágio supervisionado tem relevância social multifacetada e impacta tanto o contexto escolar quanto a educação em geral. Ele permite que futuros professores conheçam a realidade das escolas, compreendam as necessidades dos alunos e apliquem estratégias pedagógicas necessárias. Proporciona a experimentação de metodologias e recursos inovadores, contribuindo para impactar positivamente a educação, os alunos e a formação docente.
Considerações finais
Essa experiência foi enriquecedora, permitindo observar a prática do professor de Ensino Religioso na educação básica. Ela conduziu a uma reflexão e ao aprimoramento da teoria aprendida na universidade, contribuindo para a construção de uma prática educativa relevante ao articular teoria e prática no cotidiano da sala de aula.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)