Este trabalho discute a importância da escola e da educação geográfica na promoção do desenvolvimento da cidadania. Utilizando estratégias teórico-conceituais e metodológicas específicas da ciência geográfica, a pesquisa examina como a educação pode formar cidadãos conscientes e ativos. Fundamentada em uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, a pesquisa destaca o papel crucial das instituições educacionais e das políticas públicas na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Enfatiza-se também a importância da educação tanto no ambiente escolar quanto familiar para capacitar futuros cidadãos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)