INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO CORROBORATIVO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo: A tecnologia se constitui enquanto uma ferramenta proeminente das mídias digitais, possível ao ensino de Língua Inglesa. Sua relevância parte do dinamismo social consoante à disponibilidade de recursos tecnológicos constantes da vida cotidiana, aplicáveis e presentes no contexto escolar. Nesse sentido, a língua, que também se configura num contexto simbólico das tecnologias da comunicação, impulsionam a produção do conhecimento. Nesse contexto, as produções permitem o estreitamento das relações entre – professor e aluno – proporcionando construção conjunta do conhecimento, através de atividades lúdicas. Por conseguinte, o objeto desta pesquisa realizou-se diante aos alunos do 3º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Camarinhas – Francisco Sá – MG, por meio da aplicação de atividades interativas disponíveis pela website – wordwall – ao ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Língua Inglesa, Tecnologia.
Introdução: Diante ao avanço tecnológico, informações são propagadas e capazes de criar representações conceituais – multimodais – transformadoras em práticas educacionais. Neste contexto, encontra-se discutido o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) mediado pela integração de recursos tecnológicos da mídia digital. A partir de construções sistemáticas, são concebidos contextos situacionais da comunicação, revestidos de significação, do pensamento crítico e aplicado. Nessa medida, as práticas educacionais possuem um poder estruturante, construindo uma realidade de conhecimento e interação entre os sujeitos. Por sua vez, o ensino de língua estrangeira parte de um processo cosmopolita ao ampliar o conhecimento acerca da existência de culturas diversas, revelando uma realidade globalizada. Objetivos: Nessa via, a investigação parte do campo educacional, cujas práticas pedagógicas são repensadas de modo a se tornarem condizentes as mudanças sociais, a partir da integração de mídias digitais enquanto instrumentos corroborativos ao ensino-aprendizagem de LI. Justificativa: Pautou-se pela compreensão sociointeracionista de Vygotsky (1987) ao conceber que, o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, ocorre por meio da interação com outros indivíduos e com o mundo social. Nessa medida, as tecnologias influenciam tanto no contexto social quanto no processo educacional. Referencial Teórico: Parte da prescrição constitucional enquanto dever-legal do Estado; das ramificações infraconstitucionais pela obrigatoriedade da oferta de LI nos ensinos fundamental e médio – Lei nº 9.394; dos aspectos histórico-globais da LI, nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN; da teoria sociointeracionista de Vygotsky (1987) e pelas contribuições de Ramos (2012) quanto ao uso de recursos tecnológicos ao ensino-aprendizagem com atividades lúdicas. Metodologia: Foi de cunho qualitativo, de método hipotético-dedutivo, partindo da problemática do uso das mídias digitais enquanto ferramenta auxiliar. Foi subsidiada pela análise bibliográfica para acompanhar o discurso teórico de LI, mediadas pela website – wordwall – aplicadas aos alunos da Escola Municipal de Camarinhas – Franciso Sá – MG, dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Resultados: Foram proveitosos à proposta de discussão, permitindo o acesso do pesquisador à realidade educacional e aos recursos disponíveis pela escola. Demonstrou que a atividade lúdica desperta interesse à comunicação, compreensão e interação dos agentes envolvidos, além de corroborar com o método espiral na construção vocabular coordenada e conhecimento conjunto. Eixo Temático: A pesquisa está correlacionada aos Saberes e Práticas Educativas, ao evidenciar como a integração de tecnologias digitais pode transformar o ensino de LI, promover interatividade, construção conjunta do conhecimento e adaptação às mudanças sociais. Ainda é demonstrada como as práticas educativas inovadoras são implementadas, alinhando-se ao enriquecimento constante dos saberes educacionais. Considerações finais: Por fim, o trabalho permitiu a reflexão de ensino-aprendizagem de LI às crianças do Ensino Fundamental I. Nesse tocante, o uso de recursos tecnológicos – enquanto auxiliares, promove o alcance de uma formação autônoma associada à prática educacional. Isso porque, a criança, diante um conjunto de ações pedagógicas adequadas, aprende e se desenvolve por meio da interatividade social proposta pelas atividades lúdicas. Dessa forma, a conexão empreendida entre a criança, o lúdico e o professor permitiu a construção do conhecimento conjunto, valorizando sua criatividade e transformando os alunos em verdadeiros agentes do próprio conhecimento.
Referências
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______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 15 de out. de 2022.
RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Ensino de Sociologia em Debate. Revista Eletrônica: LENPES-PIBID de Ciências Sociais – UEL. Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012.
VYGOSTKY, L. Thought and Language. Cambridge, MA: MIT Press, 1986.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)