O brincar é uma atividade essencial na infância, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. Este é um estudo bibliográfico que visa como objetivo, explorar a importância do brincar para a aprendizagem, destacando suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. Justifica-se o interesse por ter sido tema de matérias acadêmicas em que foram desenvolvidas maior afinidade. Diversos teóricos e pesquisadores têm enfatizado a relevância do brincar no processo de aprendizagem infantil. Jean Piaget(1978), por exemplo, defendia que "o brincar permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor, construindo conhecimento por meio de experiências práticas e interativas". Para Jean Piaget (1978), "o brincar é uma forma natural de aprendizagem que estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas e o desenvolvimento das habilidades cognitivas." Além disso, o brincar também desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional das crianças. Ao brincarem, elas têm a oportunidade de expressar seus sentimentos, experimentar diferentes papéis sociais e aprender a lidar com conflitos e emoções. Essas habilidades socioemocionais são fundamentais para o sucesso acadêmico e para o bem-estar geral das crianças. Vygotsky (1989), outro importante teórico do desenvolvimento infantil, destacou "a importância do brincar na zona proximal de desenvolvimento das crianças." Segundo ele, durante o brincar, as crianças são capazes de realizar atividades além de seu nível de desenvolvimento atual, com a ajuda de colegas mais experientes ou adultos. Isso promove a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação social. Para além disso, o brincar também contribui para o desenvolvimento físico das crianças. Brincadeiras ao ar livre, por exemplo, estimulam a coordenação motora, a resistência física e promovem um estilo de vida saudável desde a infância. Em suma, conforme os dados analisados, o brincar é uma atividade multifacetada que desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças. Ao proporcionar oportunidades para explorar, experimentar e interagir com o mundo ao seu redor, o brincar estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças, preparando-as para o sucesso acadêmico e para uma vida plena e satisfatória. Destaca-se a importância de valorizar o brincar como uma parte essencial da experiência infantil e ressalta a necessidade de políticas e práticas que promovam o acesso das crianças a ambientes de brincadeira seguros e estimulantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)