O PROCESSO PRODUTIVO DO SABER MEDIEVAL: PERÍODO DE AVANÇOS OU ESTAGNAÇÃO INTELECTUAL?

  • Autor
  • Yasmim Antunes Pires
  • Co-autores
  • Hanna Xavier Soares Silva
  • Resumo
  • A Idade Média, para aqueles que a leem pejorativamente como “Idade das Trevas”, é compreendida como período de “adormecimento”, período de estagnação ou regressão intelectual. O presente trabalho discute as interpretações sobre a vida intelectual medieval à luz de uma leitura historiográfica sobre o tema, que considera os avanços significativos em várias áreas durante esse período, incluindo a filosofia escolástica, a literatura vernácula e a intensa produção textual. Pretendendo que, mediante uma análise sobre a temática, oferecemos um contraponto à ideia negativa sobre a Idade Média, que é redutiva e generalizante. Apoiando-se no referencial teórico de Jacques Le Goff (2003) e Régine Pernoud, o trabalho utiliza como aporte metodológico a análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011). A sua relevância se ancora na lacuna historiográfica sobre o processo produtivo do saber da educação medieval. Os resultados parciais apontam que o período em comento foi de grande avanço intelectual e atividades educativas, interpretando positivamente a dinâmica histórica da educação medieval.

  • Palavras-chave
  • Idade Média, Educação, História
  • Área Temática
  • História da Educação
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