O presente estudo surge da necessidade de compreender e categorizar os conceitos e aplicações da Inteligência Artificial (IA) relevantes para a educação, considerando a crescente influência dessa tecnologia no ambiente educacional. A falta de uma compreensão clara e estruturada desses conceitos pode dificultar a integração eficaz da IA nas práticas pedagógicas. Dessa forma, o problema de pesquisa consiste em identificar lacunas no entendimento dos educadores sobre a IA e suas aplicações na educação, bem como propor uma interpretação didática desses conceitos para facilitar sua compreensão e adoção. Este estudo se propõe a explorar e categorizar os conceitos e aplicações de IA relevantes para a educação e fornecer uma interpretação didática destes conceitos, visando auxiliar educadores de diversas áreas na compreensão e utilização da IA no contexto educacional. Por meio da análise e categorização desses conceitos, espera-se fornecer insights úteis para educadores interessados em incorporar a IA em suas práticas pedagógicas, contribuindo para a melhoria do ensino e aprendizagem. Gonsales (2022) e Guimarães (2022) afirmam que com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma ferramenta poderosa, mas seu potencial na educação ainda não está totalmente explorado. O problema, segundo Martins (2022) reside na falta de compreensão e categorização das diversas aplicações de IA no contexto educacional, o que limita sua adoção eficaz por parte dos educadores. Este estudo faz parte de uma trilogia de artigos baseado no formato multipaper que almeja oferecer aos educadores uma compreensão das novas tecnologias baseadas em IA, das possibilidades de seu uso educacional e do seu impacto nas atividades e formação de docentes. A pesquisa está em andamento no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e do Grupo de Pesquisa Observatório Tecnologias Digitais e Educação, da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)