USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICA: CAMINHOS CONSTRUÍDOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA

  • Autor
  • Valéria Silva de Brito
  • Co-autores
  • Tharley Eustáquio da Mota Silva , Danilo Pereira da Silva , Izabela Soares de Souza , Maria Jacy Maia Velloso
  • Resumo
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    USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICA: CAMINHOS CONSTRUÍDOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA

     

    Danilo Pereira da Silva

     Mestrando PPGE - Unimontes

    hpsdanilo@gmail.comr

    Izabela Soares de Souza

    Mestranda PPGE - Unimontes

    izabelalsouza15@gmail.com

    Tharley Eustáquio da Mota Silva

    Mestrando PPGE - Unimontes

    tharleyms@gmail.com

    Valéria Silva de Brito

    Mestranda PPGE - Unimontes

    valbritto81@gmail.com

    Maria Jacy Maia Velloso

     Docente - Unimontes

    maria.velloso@unimontes.br

     

     

    Eixo: Tecnologias da Educação e Educação a Distância

     

    Resumo

    As Tecnologias Digitais (TD) aprimoram o ensino e a aprendizagem, sendo cruciais durante a pandemia no Brasil. Este estudo, utilizou um questionário online para avaliar o domínio dos professores no uso das TD, destacando a urgência de políticas educacionais.

     

    Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Prática Pedagógica. Instituições de Ensino Superior. Pandemia. 

     

    Introdução

     

    Os desafios da pandemia instigaram todos os níveis de ensino, inclusive as IES públicas (foco deste estudo), a adotarem as TD como recursos urgentes e imprescindíveis à viabilização da continuidade das atividades acadêmicas na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). As TD englobam um conjunto de recursos tecnológicos que permitem o acesso à informação, comunicação e interação, sendo aplicadas no contexto educacional para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

     

     

     

    Justificativa e problema da pesquisa

     

    Após o enfrentamento deste cenário pandêmico na Educação, se faz necessário estudos como esse para aprendizado futuro, das experiências vividas e da compreensão do perfil docente, suas experiências e desafios no uso das TD, o suporte dado pelas IES e as tecnologias empregadas para garantir o ERE.

     

    Objetivo da Pesquisa

    Avaliar, via coleta e análise de dados, o domínio docente no uso das TD antes e durante o período da pandemia nas IES públicas do Brasil.

    Referencial Teórico

    Durante a pandemia, o ensino superior precisou recorrer às Tecnologias Digitais (TD) para manter as aulas, destacando a urgência na preparação dos docentes (Vieira, 2022). A integração das TD na prática pedagógica ressalta o papel do professor como mediador, promovendo a colaboração entre alunos e o desenvolvimento de habilidades digitais (Moran, 2005). Essa abordagem inovadora não apenas permite a criação colaborativa de conteúdo, mas também possibilita aos alunos construir conhecimento significativo para além da sala de aula, evidenciando a necessidade de uma formação continuada mais abrangente (Kenski, 2015).

    Procedimentos Metodológicos

    Este artigo faz parte de um recorte de um projeto maior de pesquisa do Observatório de Tecnologias Digitais e Educação. Os dados apresentados neste trabalho referem-se ao domino dos professores "Uso das TD na Prática Pedagógica". O levantamento dos dados (coletados entre outubro de 2022 e julho de 2023) fez uso de um formulário Google Forms elaborado com 31 questões e enviado por email exclusivamente à docentes de IES públicas. Foram obtidos 421 respondentes (valor validado para uma análise estatística de Distribuição Gaussiana com taxa de 95% de confiabilidade). Os dados foram então extraídos para o formato CSV, tabulados, padronizados semanticamente e analisados ??com auxílio dos softwares IBM SPSS Statistics e Weka para identificar padrões de associação entre variáveis.

     

     

    Análise dos Dados e Resultados

     Gráfico 1 - Domínio dos professores em relação às TD Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente

    Fonte: Observatório de Tecnologias Digitais e Educação, 2024.

    O gráfico apresenta dados sobre o domínio dos professores em Tecnologias Digitais (TD) durante a pandemia, onde uma parcela pequena (0,71%) não respondeu, possivelmente devido às incertezas sobre sua competência digital. A minoria significativa (1,89%) relatou muitas dificuldades, indicando a necessidade de apoio adicional para superar obstáculos no uso das TD. Por outro lado, a maioria (49,17%) demonstrou familiaridade com as tecnologias, sugerindo uma tendência positiva em relação à sua competência digital. No entanto, 48,23% admitiram enfrentar algumas dificuldades, destacando a complexidade subjacente ao domínio das TD e ressaltando a importância de oferecer suporte contínuo e recursos adequados para promover uma melhor integração dessas ferramentas no cotidiano dos usuários. Essa diversidade de experiências destaca a necessidade de abordagens diferenciadas de capacitação para atender às diferentes necessidades e níveis de habilidade dos professores.

     

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

     

    Este trabalho contribuirá significativamente na atualização de programas de formação de professores, além de fazer um registro histórico de um momento crucial, ímpar e divisor de águas na Educação.

     

     

     

     

    Considerações finais

     

    A pandemia exigiu rápida adaptação dos docentes às Tecnologias Digitais (TD), mudando a dinâmica coletiva e destacando a necessidade de um novo perfil docente mediador, que promova atividades colaborativas e criativas. Contudo, a falta inicial de familiaridade e/ou acesso às TD causou dificuldades durante e após o período pandêmico.

     

    Referências

    VIEIRA, Vânia. Ereni. Lima. O ensino remoto emergencial (ERE) na perspectiva dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, MG. p.144.2022.

    KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.15, nº. 45, maio/agosto, 2015. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/
    5814347/mod_folder/content/0/A%20urg%C3%AAncia%20de%20propostas%20inovadoras.pdf
    .>. Acesso em: 20 mar 2024.

    MORAN, José. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, José. Novas

    tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Ed. 21ª.Papirus, 2013.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologias Digitais. Prática Pedagógica. Instituições de Ensino Superior. Pandemia.
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  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)