USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICA: CAMINHOS CONSTRUÍDOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA
Danilo Pereira da Silva
Mestrando PPGE - Unimontes
Izabela Soares de Souza
Mestranda PPGE - Unimontes
Tharley Eustáquio da Mota Silva
Mestrando PPGE - Unimontes
Valéria Silva de Brito
Mestranda PPGE - Unimontes
Maria Jacy Maia Velloso
Docente - Unimontes
Eixo: Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Resumo
As Tecnologias Digitais (TD) aprimoram o ensino e a aprendizagem, sendo cruciais durante a pandemia no Brasil. Este estudo, utilizou um questionário online para avaliar o domínio dos professores no uso das TD, destacando a urgência de políticas educacionais.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Prática Pedagógica. Instituições de Ensino Superior. Pandemia.
Introdução
Os desafios da pandemia instigaram todos os níveis de ensino, inclusive as IES públicas (foco deste estudo), a adotarem as TD como recursos urgentes e imprescindíveis à viabilização da continuidade das atividades acadêmicas na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). As TD englobam um conjunto de recursos tecnológicos que permitem o acesso à informação, comunicação e interação, sendo aplicadas no contexto educacional para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
Justificativa e problema da pesquisa
Após o enfrentamento deste cenário pandêmico na Educação, se faz necessário estudos como esse para aprendizado futuro, das experiências vividas e da compreensão do perfil docente, suas experiências e desafios no uso das TD, o suporte dado pelas IES e as tecnologias empregadas para garantir o ERE.
Objetivo da Pesquisa
Avaliar, via coleta e análise de dados, o domínio docente no uso das TD antes e durante o período da pandemia nas IES públicas do Brasil.
Referencial Teórico
Durante a pandemia, o ensino superior precisou recorrer às Tecnologias Digitais (TD) para manter as aulas, destacando a urgência na preparação dos docentes (Vieira, 2022). A integração das TD na prática pedagógica ressalta o papel do professor como mediador, promovendo a colaboração entre alunos e o desenvolvimento de habilidades digitais (Moran, 2005). Essa abordagem inovadora não apenas permite a criação colaborativa de conteúdo, mas também possibilita aos alunos construir conhecimento significativo para além da sala de aula, evidenciando a necessidade de uma formação continuada mais abrangente (Kenski, 2015).
Procedimentos Metodológicos
Este artigo faz parte de um recorte de um projeto maior de pesquisa do Observatório de Tecnologias Digitais e Educação. Os dados apresentados neste trabalho referem-se ao domino dos professores "Uso das TD na Prática Pedagógica". O levantamento dos dados (coletados entre outubro de 2022 e julho de 2023) fez uso de um formulário Google Forms elaborado com 31 questões e enviado por email exclusivamente à docentes de IES públicas. Foram obtidos 421 respondentes (valor validado para uma análise estatística de Distribuição Gaussiana com taxa de 95% de confiabilidade). Os dados foram então extraídos para o formato CSV, tabulados, padronizados semanticamente e analisados ??com auxílio dos softwares IBM SPSS Statistics e Weka para identificar padrões de associação entre variáveis.
Análise dos Dados e Resultados
Gráfico 1 - Domínio dos professores em relação às TD
Fonte: Observatório de Tecnologias Digitais e Educação, 2024.
O gráfico apresenta dados sobre o domínio dos professores em Tecnologias Digitais (TD) durante a pandemia, onde uma parcela pequena (0,71%) não respondeu, possivelmente devido às incertezas sobre sua competência digital. A minoria significativa (1,89%) relatou muitas dificuldades, indicando a necessidade de apoio adicional para superar obstáculos no uso das TD. Por outro lado, a maioria (49,17%) demonstrou familiaridade com as tecnologias, sugerindo uma tendência positiva em relação à sua competência digital. No entanto, 48,23% admitiram enfrentar algumas dificuldades, destacando a complexidade subjacente ao domínio das TD e ressaltando a importância de oferecer suporte contínuo e recursos adequados para promover uma melhor integração dessas ferramentas no cotidiano dos usuários. Essa diversidade de experiências destaca a necessidade de abordagens diferenciadas de capacitação para atender às diferentes necessidades e níveis de habilidade dos professores.
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED
Este trabalho contribuirá significativamente na atualização de programas de formação de professores, além de fazer um registro histórico de um momento crucial, ímpar e divisor de águas na Educação.
Considerações finais
A pandemia exigiu rápida adaptação dos docentes às Tecnologias Digitais (TD), mudando a dinâmica coletiva e destacando a necessidade de um novo perfil docente mediador, que promova atividades colaborativas e criativas. Contudo, a falta inicial de familiaridade e/ou acesso às TD causou dificuldades durante e após o período pandêmico.
Referências
VIEIRA, Vânia. Ereni. Lima. O ensino remoto emergencial (ERE) na perspectiva dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, MG. p.144.2022.
KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.15, nº. 45, maio/agosto, 2015. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/
5814347/mod_folder/content/0/A%20urg%C3%AAncia%20de%20propostas%20inovadoras.pdf.>. Acesso em: 20 mar 2024.
MORAN, José. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, José. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Ed. 21ª.Papirus, 2013.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)