Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Este trabalho visa apresentar uma percepção pessoal da experiência de iniciação à docência na E. E. Dom Aristides Porto, em Montes Claros, através do PIBID no subprojeto de Artes Visuais, pela Unimontes, afim de ilustrar a desconstrução da idealização da atividade docente e a solidificação de uma noção mais realista da profissão.
Problema norteador e objetivos
O problema norteador foi a notável desumanização do ensino decorrente da restrição didática às metodologias tradicionais. Objetivou-se incorporar a sensibilidade, a bagagem artística e os processos criativos na didática, demonstrando como a arte pode contribuir nesse processo.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Foi utilizada a revisão bibliográfica, além do acompanhamento das aulas no PIBID.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Para Zamperetti: “No confronto do futuro professor com a sala de aula é que as dicotomias entre teoria e prática, saberes e fazeres, decisão e ação, dentre outras, se evidenciam na situação real agudizada pela existência de imprevisibilidades” (Zamperetti, 2015, p. 23). Assim, encaro a docência como uma tela em branco, nos permitindo certa liberdade de criação. “Olhar e pensar a docência esteticamente, como uma ‘obra de arte’, é de alguma forma assumir uma cena docente feita de dificuldades, dissonâncias, resistências, frustrações, erros, acertos, mudanças de rumo, dúvidas, incertezas, conquistas, sucessos” (Loponte, 2013, p. 9).
Resultados da prática
Na prática docente, um desafio foi adaptar-se à realidade, ser flexível aos erros e conduzir os alunos em meio ao caos. Todavia, notei que a escola precisa se adaptar às demandas das novas gerações. Para Loponte, “contaminar nossos processos de formação inicial docente com uma atitude estética, que vai além de certa racionalidade e objetividade didáticas, pode nos ajudar a provocar nossos jovens alunos iniciantes [...]” (Loponte, 2013, p. 15). Acredito que aproximar a arte da docência pode salvá-la da mesmice, trazendo o prazer de criação e sublimação para professores e alunos.
Relevância social da experiência para o ™contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Considerando o eixo temático “Saberes e Práticas Educativas”, infere-se que pensar novas práticas pautadas em atividades mais dinâmicas e criativas, adaptadas à realidade dos alunos, é fundamental, já que o modelo tradicional de ensino não tem sido atrativo para as novas gerações e arte tem muito a contribuir neste aspecto. A relevância social desta experiência consiste em aproximar a arte do processo de construção de novas didáticas.
Considerações finais
Encerro com um conselho de Loponte: “Sejamos um pouco loucos, mais dionisíacos, mais trágicos, deixando do lado de fora da porta da escola, pelo menos em algum momento, nossas práticas pedagógicas tão sóbrias e sensatas que pouco atingem nossas crianças e jovens […]” (Loponte, 2013, p. 15). A partir dessa experiência, conclui-se que a arte tem um enorme potencial transformador do processo de aprendizagem. Assim, que docentes e discentes tenham a liberdade de serem artistas. Que abram frestas e se deixem afetar pela arte. E que todo artista, seja sua obra a docência, as artes ou a vida, tenha a possibilidade de plenamente ser.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)