A pesquisa parte da problemática: o que a revisão sistemática de literatura revela sobre a eficácia e os desafios do uso de Tecnologias Digitais no ensino do Cálculo Integral, especialmente no que diz respeito às dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem das Mudanças de Coordenadas? O objetivo é analisar o emprego das Tecnologias Digitais no ensino do Cálculo Integral, destacando as dificuldades encontradas no processo de ensino e de aprendizagem das Mudanças de Coordenadas nesse contexto. A pesquisa está fundamenta nos pressupostos de Ramos, Faria e Faria (2014) para conduzir uma Revisão Sistemática da Literatura. Utilizou-se como metodologia a Revisão Sistemática da Literatura, calcada em dissertações e teses de dois bancos de dados, sendo o primeiro, o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o segundo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), bem como em artigos localizados na base de dados da Scielo, referentes ao uso de Tecnologias Digitais no ensino do Cálculo Integral, no período de 2018 a 2022. Os resultados revelam, algumas dificuldades comuns no ensino e aprendizagem do Cálculo Integral, como a abstração dos conceitos matemáticos, a dificuldade de visualização e compreensão dos processos de integração, bem como a falta de conexão entre a teoria matemática e sua aplicação prática, além das dificuldades em conteúdos de matemática básicas, estudados na educação básica. O uso do GeoGebra e outros aplicativos foi apontado como ferramentas que auxiliaram os estudantes a superar algumas dessas dificuldades, permitindo uma visualização mais concreta e intuitiva dos conceitos matemáticos, conforme relatado por estudantes participantes das pesquisas. A pesquisa destaca a relevância social e educacional de integrar Tecnologias Digitais no ensino de Cálculo Integral, especialmente para aprimorar a compreensão das Mudanças de Coordenadas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)