As pesquisas sobre educação musical infantil estão sempre em debate no campo da produção de conhecimento da área de Educação Musical, relatando os recursos, adaptações e estratégias pedagógico-musicais trabalhados no contexto escolar da educação infantil. Apesar da LDBEN 9.394/96 trazer uma recomendação indicando que na Educação Infantil as aulas de Arte sejam ministradas pelo professor unidocente, em Montes Claros, desde 2015, estas aulas têm sido ministradas por professores especialistas em todas as unidades de Educação Infantil (Nascimento, 2021). Com essa oferta do município, tive a oportunidade de realizar o meu Estágio Supervisionado I, em um Centro de Educação Infantil (CEMEI) de Montes Claros - MG, com uma professora especialista em Arte, sendo que, a partir desta experiência surgiu o seguinte problema de pesquisa: Como os professores de Arte trabalham o conteúdo Música nos CEMEIs de Montes Claros - MG? Portanto, este trabalho se justifica ao buscar uma reflexão sobre o ensino de música na Educação Infantil na cidade de Montes Claros, tentando entender de que forma ocorre esse ensino e como são trabalhadas as competências da BNCC. O objetivo geral da pesquisa é analisar como professores de Artes concebem a linguagem Música nos Centro Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) de Montes Claros – MG. Como bases teóricas trago autores que tratam da história da Educação infantil no Brasil (Didonet, 2001; Mello, 2018), da história da música na educação básica (Garrido e Nascimento, 2018; Queiroz, 2012) e da legislação que rege a música na educação infantil (Gabre, 2016; Souza, 2018). Além dessas, trago autoras que tratam da educação infantil na cidade de Montes Claros (Lages, 2012) e da educação musical infantil na cidade de Montes Claros (Nascimento, 2021). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório. O método escolhido foi o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados foram utilizados, a pesquisa documental e a entrevista com três professores de Artes dos CEMEIs de Montes Claros. A primeira proposta buscava entrevistar professores de especialidades diferentes (Artes Visuais, Teatro e Música), porém houve uma dificuldade para encontrar um professor licenciado em Música, com isso, as entrevistas irão ocorrer com dois professores de Artes Visuais e um de Teatro. Espera-se que este trabalho contribua com novas reflexões para a área de Educação, especificamente, a área da Educação Musical, sobre o espaço da música na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento das crianças.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)