A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO

  • Autor
  • Sabrina Lauren Cardoso Alkimin
  • Co-autores
  • Kely Pêgo Paraíso
  • Resumo
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    O presente trabalho objetiva-se refletir sobre os usos dos jogos como recursos didáticos para a alfabetização. A problemática emerge em razão da necessidade de maior compreensão do jogo como estratégia capaz de promover reflexões linguísticas na sala de aula. Com base nas ideias de Kishimoto (2003) o jogo foi utilizado em diversos momentos da história, ele apresenta diferentes funções como recreação e relaxamento, porém neste estudo enfatizamos o uso do jogo como um importante aliado no processo de alfabetização. Morais(2004) argumenta que os jogos são alternativas didáticas, que permitem que as crianças realizem análises fonológicas e reflitam sobre os princípios do sistema alfabético, ou mesmo que compreendam os sons, fazendo assim correspondências grafofônicas, e para isso é relevante que os alfabetizadores promovam situações reais de trocas sociais entre as crianças, pois a consciência fonológica não é construída espontaneamente. O autor ressalta que o desempenho das habilidades fonológicas são relevantes no processo de aquisição da lecto-escrita, mas não é suficiente para alfabetizar as crianças. O jogo vem se destacando como objeto de estudo para os pesquisadores que dedicam a compreender a função dele no desenvolvimento da competência metalinguística. Por meio de pesquisa bibliográfica e discussões nas aulas da disciplina Alfabetização e Letramento I, no 4° período do Curso de Pedagogia, do Campus Brasília de Minas, compreendemos a relevância dos jogos no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Este estudo contribuiu para refletirmos enquanto futuras professoras a importância vital que os jogos possuem para que as crianças compreendam a lógica da nossa escrita e que é possível que elas brinquem aprendendo. 

     
     
  • Palavras-chave
  • Jogos; Alfabetização; Consciência fonológica
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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