O presente trabalho objetiva-se refletir sobre os usos dos jogos como recursos didáticos para a alfabetização. A problemática emerge em razão da necessidade de maior compreensão do jogo como estratégia capaz de promover reflexões linguísticas na sala de aula. Com base nas ideias de Kishimoto (2003) o jogo foi utilizado em diversos momentos da história, ele apresenta diferentes funções como recreação e relaxamento, porém neste estudo enfatizamos o uso do jogo como um importante aliado no processo de alfabetização. Morais(2004) argumenta que os jogos são alternativas didáticas, que permitem que as crianças realizem análises fonológicas e reflitam sobre os princípios do sistema alfabético, ou mesmo que compreendam os sons, fazendo assim correspondências grafofônicas, e para isso é relevante que os alfabetizadores promovam situações reais de trocas sociais entre as crianças, pois a consciência fonológica não é construída espontaneamente. O autor ressalta que o desempenho das habilidades fonológicas são relevantes no processo de aquisição da lecto-escrita, mas não é suficiente para alfabetizar as crianças. O jogo vem se destacando como objeto de estudo para os pesquisadores que dedicam a compreender a função dele no desenvolvimento da competência metalinguística. Por meio de pesquisa bibliográfica e discussões nas aulas da disciplina Alfabetização e Letramento I, no 4° período do Curso de Pedagogia, do Campus Brasília de Minas, compreendemos a relevância dos jogos no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Este estudo contribuiu para refletirmos enquanto futuras professoras a importância vital que os jogos possuem para que as crianças compreendam a lógica da nossa escrita e que é possível que elas brinquem aprendendo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)