Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender os desafios enfrentados por educadores e alunos no processo de alfabetização em um contexto inclusivo, onde crianças com necessidades educacionais especiais estão inseridas. O problema de pesquisa é a identificação das dificuldades e oportunidades presentes nesse ambiente diversificado de aprendizagem. Alinhada com o eixo temático "Educação e Diversidade", a pesquisa busca promover a inclusão de crianças com necessidades especiais, abordando um tema relevante e sensível na educação. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa se fundamenta nos referenciais teóricos de Mantoan (2003), Sassaki (1999 e 2005) e Soares (2003). Os procedimentos metodológicos adotados incluem análise do ritmo de aprendizado e das necessidades individuais dos alunos, integração de recursos tecnológicos para personalização do ensino e desenvolvimento de materiais educativos adaptados. A abordagem qualitativa é empregada para coleta e análise de dados. Resultados parciais demonstram que a personalização do ensino aumenta a participação e o progresso dos alunos na alfabetização. Conclui-se que práticas educacionais sensíveis e flexíveis são essenciais para proporcionar uma educação de qualidade na Educação Especial Inclusiva, contribuindo para um ensino mais inclusivo e eficaz em contextos diversificados.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)