DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA.

  • Autor
  • Aline Maria Gonzaga Ruas
  • Resumo
  • Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender os desafios enfrentados por educadores e alunos no processo de alfabetização em um contexto inclusivo, onde crianças com necessidades educacionais especiais estão inseridas. O problema de pesquisa é a identificação das dificuldades e oportunidades presentes nesse ambiente diversificado de aprendizagem. Alinhada com o eixo temático "Educação e Diversidade", a pesquisa busca promover a inclusão de crianças com necessidades especiais, abordando um tema relevante e sensível na educação. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa se fundamenta nos referenciais teóricos de Mantoan (2003), Sassaki (1999 e 2005) e Soares (2003). Os procedimentos metodológicos adotados incluem análise do ritmo de aprendizado e das necessidades individuais dos alunos, integração de recursos tecnológicos para personalização do ensino e desenvolvimento de materiais educativos adaptados. A abordagem qualitativa é empregada para coleta e análise de dados. Resultados parciais demonstram que a personalização do ensino aumenta a participação e o progresso dos alunos na alfabetização. Conclui-se que práticas educacionais sensíveis e flexíveis são essenciais para proporcionar uma educação de qualidade na Educação Especial Inclusiva, contribuindo para um ensino mais inclusivo e eficaz em contextos diversificados.

  • Palavras-chave
  • Diversidade. Alfabetização. Educação Inclusiva. Inclusão.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)