Neste trabalho, que integra o projeto de pesquisa A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura em Textos Multimodais na Educação Básica (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) APQ 02863-22), aprovado pela Fapemig e institucionalizado na Universidade Estadual de Montes Claros, com o fomento da Fapemig, objetivamos analisar, no gênero cartum, como semioses visuais satirizam instabilidades climáticas por ocasião da catástrofe no estado do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, por uma pesquisa qualitativa, valemo-nos de 1 cartum (2024), publicado no perfil Cartunista das Cavernas, na mídia Instagram, cuja crítica se refere à tragédia socioambiental no Sul do Brasil, com análise subsidiada pela noção de língua (gem) sistêmico-funcional, na consideração de textos ideologicamente marcados em contextos. De modo mais específico, esta pesquisa é orientada pela Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021), segundo a qual imagens possuem um potencial semiótico multiprobabilístico, com ênfase nos significados representacionais narrativos (de (re) ação), conceituais e interativos (olhar, enquadramento e ângulo). Justifica-se pela necessidade de ampliação da leitura crítica de gêneros multimodais em sala de aula, para que discentes, envoltos numa realidade de interação visual, percebam intencionalidades discursivas implícitas na trama textual (Brasil, 2018). Os resultados sinalizam que artefatos visuais criticam e satirizam a invisibilidade de bichos nas enchentes gaúchas, sugerindo, nas entrelinhas, que o animal se salvaria só por um milagre, ao associar, no contexto do cartum analisado, a imagem do cavalo que causou comoção nacional por ficar ilhado em cima de um telhado em Canoas/RS por cerca de 4 dias à representação da Arca de Noé, história bíblica que narra o papel de um homem, ordenado por Deus, que salva a família dele e todos os animais do dilúvio. Assim, concluímos a relevância de gêneros multimodais como intervenção pedagógica para discussão de pautas emergenciais, tornando o aluno mais consciente e crítico.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)