Resumo expandido
Ser alfabetizado é um direito de todos, mas cada criança é um ser individual. Diante das informações obtidas pelas professoras entrevistadas, acreditam que a alfabetização está relacionada com a maturidade das crianças, por tanto acontece em ritmos diferentes. Para avançar neste processo de alfabetização, é preciso considerar o contexto social que ela está inserida e as condições da assistência da família.
Ter acompanhamento familiar neste processo, desperta no aluno o interesse e a responsabilidade com a vida escolar, tendo como base o gosto pelos estudos.
A pesquisa foi de caráter qualitativo pela qual reunimos informações sobre as dificuldades na aprendizagem dos alunos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)