O Plano de Recomposição da Aprendizagem (PRA) é uma política pública cujo objetivo é reduzir a defasagem de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais. O objetivo deste resumo é discutir os possíveis usos dos resultados das avaliações diagnósticas aplicadas em Minas Gerais no ano de 2023 a partir da configuração da política pública PRA. O aporte teórico é fundamentado nos campos da avaliação, políticas públicas educacionais e gestão da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com dois instrumentos metodológicos: (a) análise documental em legislações sobre o PRA; (b) revisão bibliográfica. Constata-se que o uso das avaliações diagnósticas do PRA estão alocados em três dimensões: (re)significação do erro; conteúdos curriculares; monitoramento do trabalho docente. Portanto, os usos da avaliação diagnósticas no PRA desencadeia um novo tipo de regulação nas escolas da rede estadual de Minas Gerais.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)