PLANO DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRA): UM OLHAR SOB O USO DOS DADOS DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS

  • Autor
  • Carla da Conceição de Lima
  • Resumo
  •  

    O Plano de Recomposição da Aprendizagem (PRA) é uma política pública cujo objetivo é reduzir a defasagem de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais. O objetivo deste resumo é discutir os possíveis usos dos resultados das avaliações diagnósticas aplicadas em Minas Gerais no ano de 2023 a partir da configuração da política pública PRA. O aporte teórico é fundamentado nos campos da avaliação, políticas públicas educacionais e gestão da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com dois instrumentos metodológicos: (a) análise documental em legislações sobre o PRA; (b) revisão bibliográfica. Constata-se que o uso das avaliações diagnósticas do PRA estão alocados em três dimensões: (re)significação do erro; conteúdos curriculares; monitoramento do trabalho docente. Portanto, os usos da avaliação diagnósticas no PRA desencadeia um novo tipo de regulação nas escolas da rede estadual de Minas Gerais.

     

  • Palavras-chave
  • Plano de Recomposição da Aprendizagem. Avaliação Diagnóstica. Minas Gerais.
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)